[Resenha] O órfão de Hitler do Paul Dowswell

0

Acho que todos sabem que um dos objetivos dos nazistas era impor a raça perfeita. Pesquisas e experimentos foram feitos, mas e se em meio aos poloneses e judeus fossem encontrados exemplos claros dessa raça como o cabelo loiro e os olhos claros?

livro-o-orfo-de-hitler-paul-dowswell-5941-MLB5018345931_092013-F

É isso que acontece com Piotr Bruck, um garoto polonês que é “salvo” de um orfanato por ter as características da raça superior. É levado para Berlim e acomodado pela família do professor Franz Kaltenbach, um pesquisador da ciência racial, onde suas pesquisas determinam se certo indivíduo é membro da raça superior pelo tom do cabelo, cor dos olhos, formato do crânio, etc. Piotr passa em todos esses testes, é um perfeito exemplar e passa a se chamar Peter Bruck.

Ele tenta deixar para trás a vida que levava. Seus pais morreram na guerra e pensa que teve sorte de ser salvo pelos alemães. Ocupa suas manhãs na escola e as tardes na Hitler-Jugend, onde sempre o lembram da guerra e desde já o preparam para ela. De início Peter gosta bastante da vida corrida que o faz esquecer seu passado, porém com o passar do tempo ele percebe certas coisas, certos exageros e começa a questionar silenciosamente a adoração por Hitler. Quando ele conhece Anna Reiter, descobre que não é o único a fazê-lo.

O Órfão de Hitler é um ótimo livro para quem tem curiosidade e interesse na pesquisa feita pelos alemães. Ele aborda muito bem esse ponto e o livro conta com diversos detalhes dessas pesquisas. Porém, ele não tem aquele peso que normalmente livros sobre a Segunda Guerra carregam. Não senti tanta empatia pelo Peter e sua história passou como um filme onde eu somente ficava de espectadora sem carregar nenhum sentimento pelo que poderia acontecer com ele.

Um bom livro para quem tem interesse de iniciar leituras sobre o nazismo.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro:

Autor: Paul Dowswell
Edição:

Editora:
Planeta
Ano: 2009
Páginas: 272
Skoob