[Notícia] Promoção em livros digitais – Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…

0

“It’s the End of the world as we know it and I feel fine…”

“É o fim do mundo como o conhecemos e por mim tudo bem…”

REM

 StarWars

Fala Galera,

Bem vindos ao dia da virada das nossas vidas como fãs de Star Wars!

Hoje o dia começou com uma notícia surpreendentemente boa ligada ao universo expandido.  Primeiro reflexo foi, evidentemente aproveitar a oportunidade e depois vemos o que vamos fazer (e como vamos pagar por tudo isso, ou quando vamos ler mais essa pilha de material… mas isso certamente não vem ao caso).

Essa surpresa bombástica vem da Amazon americana, refletindo diretamente na nossa,  Se você tiver a sorte de ler isso até a virada do ano, e já explico o motivo disso, poderá comprar – em formato eletrônico – os quadrinhos do universo Star Wars lançados pela Dark Horse por 2 dólares!!!!  Isso mesmo, considere Graphic Novels que marcaram épocas, ancadernados com séries completas que normalmente custam 20 dólares, e numa boa promoção uns 8 ou 9 dólares, TODOS em promo ao mesmo tempo, sem explicações / sem deadline.

Primeira reação como mencionei foi “Corram para as montanhas e compre tudo que pareça remotamente interessante pelos 5,30 reais correspondentes aqui.  Não aproveitei mais por já ter muitos títulos da Dark Horse, tanto físicos quanto digitais.

Dever cumprido, cartão de crédito estourado (mais estourado) e começo a pensar no que explica, como espalhar a notícia, quanto tempo para espalhar  a novidade e construo a seguinte narrativa, que desejo dividir com vocês, na minha cabeça.

Muito tempo atrás George Lucas determinou as fronteiras do universo expandido.  Se ele fosse voltar a trabalhar com o material da série ele gostaria de contar o que aconteceu antes, que resultou na trilogia de prequels muito tempo depois desse plano ter sido traçado, determinando que o universo expandido como quadrinhos, livros, games deveriam focar no que ocorre depois de Retorno de Jedi, ou entre aqueles filmes, sem adicionar as origens, que ele planejava contar no futuro.  Essas fronteiras acabaram se expandindo um pouco com a autorização da incorporação do passado remoto no universo expandido como Knights of the Old Republic.  Nada disso era exatamente cânon (considerado para a Timeline oficial) mas ao mesmo tempo abordava assuntos que ele não tinha interesse em abordar no futuro.  Apesar disso vários itens acabaram sendo incorporados pelo fandom em geral como se fosse cânon pela sua qualidade (como a Trilogia Thrawn que começou a ser lançada no Brasil em 2014, esse ano que se encerra).

No final de 2012, George Lucas vende a Lucasfilms para a Marvel, que por sua vez pertence ao grupo Disney, por 4 bilhões de dólares.  Um novo filme retomando a série após o Retorno de Jedi foi anunciado para 2015.  Mas o mais evidente foi, voltando para a mão de editoras de quadrinhos, a Marvel foi a responsável pelos primeiros quadrinhos no universo Star Wars – publicados aqui pela Abril na revista Superaventuras Marvel… eu sei, eu estava lá – a parceria de mais de 20 anos com a Dark Horse estava fadada ao fim e a pergunta se tornou em quanto tempo.

A promoção que me referi é um lembrete e tanto com relação ao tempo, 2015 marca a volta dos direitos de exploração para a Marvel.  Isso mesmo, ao soar da meia noite, a Dark Horse vira abóbora.  Diante desse cenário a tática ficou evidente para mim e explico:  o que for vendido até a meia noite (não deixe para última hora, não sei qual o fuso de referência) passa a ser nosso e estará lá na nuvem vinculado a nossa conta, mas a partir de então todas sairão simultaneamente de catálogo e, a expectativa, é que nunca mais sejam vendidas, sejam banidas do cânon e que se restrinjam ao fundo de algum cesto em algum cesto no centro da cidade de algumas metrópoles.  E é isso…

O conselho inicial permanece, compre tudo que parecer interessante por que, realmente, deve ser sua última chance.

Qual a diferença desse “saldão” para os outros que conhecemos?  As publicações são digitais, não existe estoque para esgotar, não existem sobras da promoção.  Tudo se resume a tirar o que for possível das últimas horas de direitos autorais. Rapidinho.

Com isso tudo, o que posso sugerir é avaliem e comprem assim que possível por que ninguém sabe quando isso vai acabar.

Abraço e até a próxima,

Rodrigo Fernandes

Segue o melhor link que consegui com as revistas, mas não tenho certeza se todas estão ai,  vale navegar com algumas palavras chaves para ter certeza:

http://www.amazon.com.br/gp/search/ref=sr_nr_p_36_0?lo=digital-text&bbn=5560161011&sort=price-asc-rank&qid=1419898478&rh=n%3A5308307011%2Cn%3A%215308308011%2Cn%3A5475882011%2Cn%3A5560119011%2Cn%3A5560155011%2Cp_n_feature_browse-bin%3A6406077011%2Cn%3A5560161011%2Cp_36%3A529-531&rnid=5560477011&low-price=5%2C30&high-price=5%2C30&x=6&y=1