[Resenha] Atemporal – Rodrigo Mendes

2

“E se o que você fizer no futuro afetar o passado?”  – com essa frase de capa e após ouvir a sinopse do livro dita pela boca do próprio autor não resisti e me entreguei à uma obra nacional de alto nível: Atemporal, de Rodrigo Mendes, me fez viajar pelo tempo sem me cansar e sem saber ao certo qual temporalidade é a minha favorita, 1983 ou 2023.

Atemporal é um livro enigmático, porém completo. Ele tem todas as fórmulas mágicas que trazem prazer ao leitor devidamente dosadas e estupendamente bem escrito – em minha singela opinião, Rodrigo fez um trabalho espetacular ao trabalhar suas ideias de maneira tão fluída no livro que resultou em 235 páginas que te deixam com vontade de ler cada vez mais.

Mesclando o gênero ação, mistério, policial, romance e um toque final de ficção científica bem aplicada, Atemporal é um livro nacional que me fez olhar aos novos escritores do Brasil (e a isso, sou grata)!

Sem mais delongas vou contar um pouco da história a vocês:

Ano de 1983. Os investigadores André e Rico, grandes amigos, estão às vésperas de solucionar um complicado caso que os está deixando estarrecidos e ocupando muito espaço em sua agenda. O caso envolve tráfico de drogas e nomes de grandes e respeitadas empresas. Durante a caçada, André é assassinado. Rico sobrevive, porém fica marcado por toda a sua vida por não ter salvo o amigo e por não ter solucionado os crimes.

Quarenta anos depois, o detetive Lucas recebe informações valiosas acerca de uma placa de metal que estava presente na cena do crime de André. E pasme: ela foi criada em 2023.

Como raios uma placa produzida hoje conseguiu viajar no tempo e ser crucial em um assassinato ocorrido há quarenta anos atrás?

É o que o detetive Lucas, filho de Rico, tentará resolver nas páginas seguintes, onde diante de tantas possibilidades ele vê sua vida virando de ponta cabeça.

Faça suas apostas! O que você acha que pode acontecer? Seria tudo uma loucura ou será que existe uma explicação plausível onde as peças do quebra cabeça se encaixam?

Acredite, você não tem nem ideia de tudo que vai rolar nessa história!

Quer um conselho? Mesmo, de amiga leitora? Ao terminar o livro que você está lendo, corra e leia “Atemporal”. Permita-se viajar pelo tempo e surpreenda-se com um enredo e uma obra nacional de grande valor e ousadia. Ao terminar, recomende a seus amigos e aos jovens – eles vão apreciar.

Sem sombras de dúvidas, uma das melhores aquisições e memórias da edição 2014 da Bienal do Livro em São Paulo.

Eu simplesmente a-do-rei!

Nota

05-selos-cabulosos

 

Ficou interessado(a)? Então compre o livro:

20140929_203444

Sinopse: Ano de 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, e que foi cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Paralelo a isso, ele acaba tendo acesso a uma poderosa descoberta científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor.
Autor:Rodrigo Mendes
Editora:Novo Século
Ano:2014
Páginas:235