[Mangá] Doubt Vol. 1

3

Seguindo a linha de mangás com um tema mais sombrio, a JBC lança Doubt. Outro mangá que fala de um jogo e infelizmente se parece muito com o anterior.

Doubtlado2

Sinopse:

Existe um jogo chamado Rabbit Doubt. O objetivo do jogo é descobrir quem é o lobo em meio ao grupo de coelhos. Quanto mais demorar em descobrir, mais o lobo tem a oportunidade de matar os coelhos. E se esse jogo fosse levado para a vida real?

doubt1

Crítica

Rabbit Doubt é jogado no celular e um grupo de jogadores resolve se encontrar pessoalmente pela primeira vez. Depois das surpresas sobre a aparência de cada um dos seis jogadores, eles decidem se divertir em um karaokê. Vão descobrindo também a personalidade de cada um, algo que não dá para descobrir muito bem em um jogo de celular.

doubt3

Tudo estava indo bem quando Yuu resolve ir no banheiro e é atacado. Ele acorda em um local desconhecido com os outros, mas nem todos estão presentes. Logo ele descobre que o Lobo já fez sua primeira vítima. Encurralados, se veem dentro do jogo que tanto gostavam de jogar. E agora, como descobrir quem é o lobo?

doubt5

A premissa do mangá é super interessante. Cinco pessoas presas em um local, sabendo que uma delas foi morta por outra que está presente, que dentre eles há um assassino, além de outros detalhes que nos são mostrados no cativeiro ao longo desse primeiro volume, mas infelizmente o autor peca na construção dos personagens. Eles são completamente estereotipados e seguem um típico clichê em um mangá do tipo cárcere e sobrevivência. Há o personagem principal, Yuu, que diz que irá proteger a todos, que sempre pensa nos outros, que mesmo que tenha de matar para sobreviver não o deseja e se isso acontece por algum acidente, se sente profundamente culpado. Há o Eiji, o típico nervosinho que todo mundo desconfia e que grita, esperneia, age por conta própria e ameaça a todos e por aí vai.

Sendo personagens tão fracos você não se importa com o que acontece com eles, não há profundidade (a peituda não passa de uma peituda e o cara de óculos é o cara inteligente) e o jogo de sobrevivência se torna indiferente para o leitor, já que realmente não importa quem irá matar ou morrer.

Considerações Técnicas

O trabalho da JBC foi excelente na edição. Com páginas e contra capas coloridas o mangá ficou muito bonito. As cenas com sangue e morte são bem feitas e eu gostei do traço do autor.

doubt2

Doubt tem a vantagem de ser completo com apenas quatro volumes e como colecionadora eu sei que isso dá um gás a mais para ter o mangá na estante. O primeiro volume não me convenceu, mas aviso que pode ser pessoal, já que eu estou um pouco esgotada com os clichês de personagens em mangás shounens. Se você é o tipo que gosta, ou não liga, vá em frente!

NOTA:

03-selos-cabulosos

Nome: Doubt, Rabbit Doubt; ダウト
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 13,90
Distribuição: Setorizada
Publicado (no Japão): 2007 a 2009 (Shounen Ganan)
Autor: Yoshiki Tonogai
Gêneros: Mistério, Shounen, Psicológico
Myanimelist