[Anime] Tokyo Ghoul

1

Sangue, choro, sangue

Abertura

Que voz estranha

Sinopse

Tóquio é assombrada por ghouls, humanos que se alimentam somente de carne humana. As pessoas estão tomadas de medo dessas “criaturas” cuja identidade é um mistério. Um estudante chamado Kaneki encontra Rize, uma menina que é uma ávida leitora como ele, no café que frequenta. Como Kaneki tem uma queda por Rize, eles se encontram com cada vez mais frequência, até uma noite fatídica. Kaneki descobre da pior forma possível que Rize é um Ghoul, porém acaba escapando por pura sorte, mas com sérios ferimentos. Quando se recupera descobre que órgãos da Ghoul foram passados para o seu corpo, lhe dando a mesma sede de sangue das criaturas.

Kaneki-ken-Ghoul-Tokyo-Ghoul-Desktop-Wallpaper-1024x576

Crítica

Apesar da fome por carne humana de Kaneki ele não é completamente um Ghoul, mas ele também não é mais completamente humano. Ele se vê completamente sozinho, já que não pode ser aceito nem em um grupo nem em outro. Esse sentimento de Kaneki é bem explorado. Recebe ajuda de Touka, uma ghoul que faz parte de um grupo pacífico que se alimenta de carne de humanos que já morreram. Porém a parte “ghoul” de Kaneki ou, podemos dizer, a parte Rize, não é fácil de controlar.

tokyo ghoul

O outro lado da moeda, os policiais, também têm fortes personagens. Conhecidos como pombas, eles carregam uma mala com um quinque, que na verdade é o kagune, a arma do Ghoul, um membro que pode ser desde tentáculos a membros mais elaborados com características únicas. Eles usam o quinque para se igualarem em força contra os ghouls e assim derrotá-los. Cada lado acha que está fazendo o correto. Os policiais acham que devem eliminar todos os Ghouls e os Ghouls como Kaneki e Touka se veem forçados a atacá-los e se sentem injustiçados já que eles não fazem mal aos seres humanos.

Tokyo-Ghoul-Wallpaper

Como Kaneki se viu jogado nesse mundo e não sabe muito bem o que ser, ele tem um profundo pavor de matar, de se tornar um assassino. Ele é órfão e mora sozinho e a pessoa mais próxima a ele é o amigo de infância Hide, mas se afastou com medo de que pudesse perder o controle e acabar o matando. Esse medo perdura por praticamente todo o anime e começa a ficar enfadonho. Ele está sempre chorando, ora por não conseguir ajudar as pessoas ao seu redor porque não quer lutar/matar, ora por ser o que é. Na minha opinião isso tornou o personagem principal chato. Toda vez que ia ver o anime comentava: “Vamos lá ver o Kaneki chorar” e o pior é que eu acertava. Porém o fim do anime é excelente. Os últimos episódios foram os que me fizeram ansiar uma segunda temporada além de decidir ler o mangá. A segunda temporada estreia em janeiro de 2015.

Tokyo-Ghoul-01

E o mangá?

Esse é outro título que está sendo muito pedido, mas infelizmente ainda sem nenhuma confirmação de publicação no Brasil. A boa notícia é que o mangá foi finalizado no mês passado, chegando aos 14 volumes (o autor divulgou recentemente uma continuação com um novo título: Tokyo Ghoul: Re), torço realmente que as editoras tragam o título pra cá. Não vi nada do mangá, mas vi comentários dizendo que o anime modificou vários acontecimentos ficando o mangá superior a adaptação. Só pelas capas já dá pra ver que o Ishida Sui tem o traço muito bom.

Tokyo Ghoul Volume_01

NOTA:

04-selos-cabulosos

Encerramento

Número de episódios: 12
Foi ao ar em: 04 de julho de 2014
Estúdio: Pierrot (Bleach, Naruto)
Gêneros: Ação, Mistério, Drama, Horror, Sobrenatural, Psicológico.
Myanimelist

tokyo ghoul gif