Que atire a primeira pedra o leitor que nunca parou a leitura para assistir TV ou interagir nas redes sociais. E no meio da correria do dia a dia, entre trabalho, escola, família, amigos, namorados e namoradas, festas, projetos pessoais e compromissos diversos, quem nunca deixou o livro de lado por um tempo e acabou se esquecendo de terminá-lo?

Pensando nisso e partir do resultado de uma pesquisa realizada no início do ano pelo Ibope Inteligência e Fundação Pró-Livro, que concluiu que existe uma queda no hábito de leitura a partir da adoção de hábito de entretenimento online e televisivo, a editora britânica Penguin Books lançou uma campanha chamada “Tweet for Read” e projetou um marcador inteligente que te lembra de voltar ao livro quando você o deixa muito tempo parado.

O marcador é equipado por um nano-computador com wi-fi, um temporizador e um sensor de luz. Todos esses equipamentos permitem que o marcador identifique exatamente quando foi a última vez que o livro foi aberto. A partir do momento que o livro é fechado, começa a contagem: caso o leitor não volte a abrir o livro para ler, automaticamente o marcador envia um tuíte para lembrá-lo.
E melhor: ele envia tuítes personalizados, com frases originais do autor cuja obra está sendo lida!!! (Weeeeeeeeee, imagina o seu autor te mandando tuíte… aeeeeeeeeeeeeeeee! \o/)
Espetacular, não é?!
Assista ao vídeo da campanha Tweet for a Read (em português) e saiba mais:

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


