[Resenha] Se eu fechar os olhos agora – Edney Silvestre

1

se-eu-fechar-os-olhos-agoraTitulo: Se eu fechar os olhos agora

Autor: Edney Silvestre

Editora: Record

ISBN: 978-85-0108-810-9

Páginas: 304

Ano Lançamento: 2009

Sinopse:

Em uma pequena cidade da antiga zona do café fluminense, abril de 1961, dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde vão fazer gazeta. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Começam uma investigação, ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas, que acaba se tornando um terrível caminho de amadurecimento para chegar à vida adulta.

Analise:

Livro ganhador de dois prêmios importantes da literatura Brasileira sendo eles: Premio Jabuti de melhor romance em 2010 e Prêmio São Paulo de literatura melhor livro de autor estreante em 2010. Um livro surpreendente que leva o leitor pelos anos de 1961.

O jornalista e escritor Edney Silvestre usa uma linguagem bem dinâmica que prende o leitor de início na leitura, com seus personagens bem descritos e nos leva em certo momento a pensar se realmente eles existiram de tão elaborado que é.

Paulo e Eduardo têm suas vidas mudadas quando decidem brincar e então encontram um corpo mutilado de uma mulher, de imediato eles avisam para polícia que os indiciam como principais suspeitos da morte dela. No decorrer da história os dois meninos conhecem um senhor que constantemente foge do asilo para poder saber das novidades do lado de fora do muro, o senhor Ubiratan acaba entrando em uma investigação com os meninos para tentarem esclarecer quem foi o assassino da mulher.

Edney Silvestre procurou construir todo o cenário em volta dos acontecimentos que os três personagens principais estavam passando, um exemplo claro no livro é sobre Iuri Gagarin que em 1961 foi o primeiro homem a viajar no espaço. A trama acontece no Rio de Janeiro e um ponto que gostei foi os detalhes dos casarões mencionados no livro, temos uma ideia de como seria na época.

O leitor vai apreciar um livro com uma trama bem envolvente com mistério, traição e mentiras. Na rede social skoob o livro recebeu avaliação 3.8 de 5.0.

05-selos-cabulosos