Titulo: Se eu fechar os olhos agora
Autor: Edney Silvestre
Editora: Record
ISBN: 978-85-0108-810-9
Páginas: 304
Ano Lançamento: 2009
Sinopse:
Em uma pequena cidade da antiga zona do café fluminense, abril de 1961, dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde vão fazer gazeta. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Começam uma investigação, ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas, que acaba se tornando um terrível caminho de amadurecimento para chegar à vida adulta.
Analise:
Livro ganhador de dois prêmios importantes da literatura Brasileira sendo eles: Premio Jabuti de melhor romance em 2010 e Prêmio São Paulo de literatura melhor livro de autor estreante em 2010. Um livro surpreendente que leva o leitor pelos anos de 1961.
O jornalista e escritor Edney Silvestre usa uma linguagem bem dinâmica que prende o leitor de início na leitura, com seus personagens bem descritos e nos leva em certo momento a pensar se realmente eles existiram de tão elaborado que é.
Paulo e Eduardo têm suas vidas mudadas quando decidem brincar e então encontram um corpo mutilado de uma mulher, de imediato eles avisam para polícia que os indiciam como principais suspeitos da morte dela. No decorrer da história os dois meninos conhecem um senhor que constantemente foge do asilo para poder saber das novidades do lado de fora do muro, o senhor Ubiratan acaba entrando em uma investigação com os meninos para tentarem esclarecer quem foi o assassino da mulher.
Edney Silvestre procurou construir todo o cenário em volta dos acontecimentos que os três personagens principais estavam passando, um exemplo claro no livro é sobre Iuri Gagarin que em 1961 foi o primeiro homem a viajar no espaço. A trama acontece no Rio de Janeiro e um ponto que gostei foi os detalhes dos casarões mencionados no livro, temos uma ideia de como seria na época.
O leitor vai apreciar um livro com uma trama bem envolvente com mistério, traição e mentiras. Na rede social skoob o livro recebeu avaliação 3.8 de 5.0.


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


