Angústia é o substantivo que define a vida de Luís da Silva. Funcionário público, vive de aluguel, tem uma empregada e reclama diariamente da vida. Na verdade ele reclama de tudo. Ele não consegue ver mais alegria em nada do que faz, é aquele tipo que empurra a vida e vive por viver. Apesar de inteligente, ele sempre acha ruim de não ter nada e não ter conquistado nada, mas o incrível é que você nunca o vê lutando para conseguir alguma coisa. Parece que tudo o que ele faz é somente para “passar o tempo” e não ter de pensar em si mesmo. Vive seguindo uma rotina, se culpa muito por isso e acaba sendo um homem angustiado (olha o título de novo).
“Que vida! Nem um hábito. Esta idéia de uma pessoa viver sem hábitos era para mim extremamente dolorosa. Apesar de ter atravessado uma existência horrível, sempre encontrara nela, mesmo nos tempos mais duros, ocupações que me entretinham.”
Então lhe aparece uma vizinha , Marina, com quem Luís passa a ter certo interesse. Só que até nisso ele é desgraçado porque Marina é o tipo de mulher superficial que só pensa em dinheiro. Dá uns “amassos” em Luís e ele insiste para que se casem, compra roupas e joias para ela, porém ela se interessa mesmo por Julião Tavares, homem que tem boa lábia, conversa sobre tudo e é sócio em uma empresa. Luís simplesmente odeia Julião e você acaba percebendo que uma parte é de inveja e outra, a maior, é porque o homem é chato mesmo. No começo ele parece lidar bem com a “traição” de Marina, mas vai definhando gradativamente.
“Dívidas, três meses de aluguel de casa e bilhetes errados e grosseiros de dr. Gouveia. Aporrinhações. Por causa de uma porcaria, alguns meses de aluguel deste chiqueiro, coices. Pagar tudo, perfeitamente. Bastava reduzir um pouco as despesas e voltar ao jornal. Marina que fosse para o diabo. Agarrava a papelada com entusiasmo de fogo de palha. Tempo perdido. Marina não ia para o diabo.”
Passou a beber com frequência e cada vez mais têm ideias loucas que Marina irá voltar para ele e pior, pensa que se Julião estiver morto ela volta com certeza. Até que Julião Tavares some da casa ao lado e Marina aparece grávida. Isso é o ápice da coisa toda, Luís se torna completamente paranoico, passa a seguir Marina e Julião temendo que os dois voltem a se encontrar. A grande raiva de Luís é que nem Marina nem a mãe culpam o homem pela gravidez, culpam o destino, a má sorte e ele então decide que Julião tem de morrer.
Foi um misto de emoções ler esse livro. Muitas vezes você sentia raiva, mas em outras se identificava com os pensamentos de Luís. Você pode até rir lendo Angústia. Não sei vocês, mas eu não me sinto mais inteligente após terminar a leitura de um clássico e sim o contrário, me sinto meio estúpida de ainda não conseguir entender certas coisas e só assim me dar conta de outras.
Recomendo a leitura, mas para um público mais velho ou mais experiente.
NOTA:
Editora: Record
Autor: Graciliano Ramos
Origem: Brasileira
Ano: 1995
Número de páginas: 335
Skoob



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


