Trazendo a primeira novidade da Panini, temos Kuroko no Basket do Tadatoshi Fujimaki. Essa resenha também engloba somente o primeiro volume.
Sinopse:
A Escola Ginasial Teiko teve uma super equipe de basquete conhecida como A Geração Milagrosa. Cinco gênios do esporte se reuniram e era um time praticamente invencível focado somente em vencer. Porém boatos dizem que existia um sexto jogador fantasma. Agora na escola Seirin estão formando o clube de basquete e dois alunos que se inscreveram merecem atenção: Kagami tem o talento nato para o esporte e estudou nos EUA, ou seja, aprendeu basquete com quem mais entende e Kuroko que não tem talento nenhum para o basquete em si, mas tem uma presença nula e sabe muito bem usar isso no esporte…
Crítica
E as portas dos mangás de esporte se abrem com a Panini! Eu espero que seja só o começo e logo outros mangás do tipo apareçam por aqui e que eles façam o mesmo que fazem por lá: incentivar a prática do esporte. E não é que você fica com vontade de jogar basquete depois de ler Kuroko? Ele é focado nos dois melhores jogadores do primeiro ano da escola Seirin, Kagami, que é alto, forte e tem total presença na quadra e Kuroko que é… péssimo.
Mas, espera, você não disse os dois melhores jogadores? Acontece que Kuroko estudou na Teiko e fez parte da Geração Milagrosa. Mas como se ele parece tão sem talento? Acontece que ele é praticamente invisível, tem uma presença quase nula e isso se torna ótimo na quadra. Resumindo: o Kuroko é ótimo em passes. E quando você junta Kagami e Kuroko tem uma dupla super difícil de derrotar. Kagami tem uma grande ambição e deseja ser o melhor do Japão e Kuroko decide que irá fazê-lo o melhor do Japão, que será sua sombra, já que sozinho ele não iria conseguir vencer os jogadores da Geração Milagrosa, que se separaram e foram para colégios com ótimos times de basquete (dá pra entender por que as fujoshis amam tanto esse mangá).
O mangá é empolgante como todo mangá shounen deve ser, além da “invisibilidade” do Kuroko trazer ótimas piadas. Além da técnica (sim, uma mulher!) Riko Aida que tem o superpoder de ver a capacidade de um jogador olhando para o seu corpo (uma ótima desculpa para dizer “tirem suas camisas!”). Não se engane se você pensou que ela está ali para ser a “menina gostosa” do mangá (eles até fazem piada com isso, vide abaixo), ela faz um ótimo trabalho como técnica e é capaz de bolar estratégias rapidamente para adaptar ao time adversário.
Considerações Técnicas
Eu vi somente seis episódios do anime até agora e posso dizer que o traço é um pouco diferente. No anime parece que os personagens são mais velhos e têm o traço mais adulto e já no mangá o traço os torna mais novos, adolescentes mesmo.
Entre os capítulos existem pequenas tirinhas fazendo alguma piada com alguma cena no capítulo anterior. Alguma coisa absurda ou sem noção que eles aproveitam pra tirar sarro. Uma coisa legal que achei na capa é que o Kuroko é meio transparente. Se você reparar dá pra ver o Kagami atrás dele e acho que foi, claro, de propósito, uma piadinha com a habilidade do Kuroko.
O mangá ainda está em andamento no Japão com 27 volumes atualmente. Não posso dizer que é o melhor mangá de esportes, mas posso dizer que é um dos mais vendidos. E pelo jeito vai acontecer o mesmo por aqui, já que o título vendeu super bem no Anime Friends e precisaram fazer até uma nova tiragem de emergência. Ele tem o papel comum, de jornal, e as capas internas são coloridas (mas sem imagens nesse primeiro volume).
E o anime?
Como eu já disse, não vi muito do anime, mas já deu pra ver que ele segue a risca o mangá. Além de que as cenas que no mangá você só pode imaginar o movimento, ficam bem melhores no anime. Comecei a ver com o intuito de verificar se colecionava o mangá ou não e logo no primeiro episódio já vi que iria gastar dinheiro com mais uma série. O anime já tem duas temporadas e a terceira já está confirmada.
E vocês? Já leram Kuroko? Pretendem ler? Se estão com o pé atrás de acompanhar um mangá de esportes vejam somente alguns episódios do anime e com certeza suas dúvidas serão tiradas. Até a próxima!
NOTA:
Publicado por: Editora Panini
Valor: R$ 11,90 cada
Distribuição: Nacional
Periodicidade: Mensal
Em andamento no Japão com atualmente 27 volumes
Autor: Tadatoshi Fujimaki
Gêneros: Comédia, Escola, Shounen, Esportes
Myanimelist