[Evento] 23ª Bienal do Livro de SP: Os Eventos dentro do Evento

0

bienal23

Está chegando a tão esperada 23ª Bienal do Livro de São Paulo, evento no qual o mero escriba que vos fala estará representando o Leitor Cabuloso. Confesso que ainda estou explorando todas as atividades e atrações que acontecerão dentro desse mega-evento literário, e escrevo para lhes apresentar alguns deles, além das ferramentas disponibilizadas pela organização dessa estupenda festa do livro para deixar a vida de todos mais fácil.

 

Ingressos e Como Chegar:

A Bienal ocorrerá de 22 a 31 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi na capital paulista. A primeira preocupação do eventual visitante pode ser como adquirir seu ingresso. Essa é a parte mais fácil, os ingressos podem ser comprados com comodidade pelo site do Tickets for Fun ao preço de R$ 12,00 ou R$ 14,00 dependendo do dia. Há também várias opções de meia entrada, que contemplam estudante, comerciários cadastrados no Sesc, usuários do Vale Cultura e donos de aparelhos Samsung, mediante apresentação do equipamento na entrada. A Sumsung, como patrocinador Master do evento, vai certamente subsidiar milhares de meia-entradas devido a sua forte presença no mercado. Mas antes de pensar em que dia ir ou o que fazer na Bienal, resta saber como chegar. Esta página no site da Bienal sana todas as dúvidas nesse quesito, explanando como chegar de carro ou de transporte público. Quem for de metrô terá a facilidade de descer na estação Tietê nos dias de semana, e na Barra Funda apenas nos finais de semana, e se utilizar de ônibus gratuitos do evento para ir até o pavilhão do Anhembi.

 

 Ferramentas:

A organização da Bienal disponibilizou ótimas ferramentas de pesquisa e planejamento de visitas das atrações presentes, tanto no site oficial quanto no aplicativo lançado para iOS e Android. Além de ser possível ver toda a Programação Cultural, com filtro por dia e local dentro do pavilhão, você pode salvar os eventos favoritos e adicioná-los em sua agenda de visitação. Isso pode ser feito mediante cadastro no site, e a sua agenda e favoritos são sincronizados com o aplicativo para smartphones, de modo que é possível criar sua agenda no computador e depois tê-la facilmente em mãos no dia da visita. O aplicativo ainda conta com todo conteúdo do site, é possível conectá-lo às suas redes sociais e mesmo programar alarmes para avisar que as atividades cadastradas estão para começar. Confira aqui como baixar o aplicativo e suas funcionalidades. A planta do pavilhão também é de grande utilidade para não ficar totalmente perdido e deixar passar a hora do lançamento do seu autor favorito.

 

Atrações:

Chegamos na melhor parte, que são as atrações da Bienal do Livro desse ano, que foi dividida em 8 grandes espaços, sendo eles a Arena Cultural, a Escola do Livro, Cozinhando com Palavras, o Salão de Ideias, o Espaço Imaginário, o Anfiteatro, a BiblioSesc e Estande Edições SESC. Nesses espaços ocorrerão os diversos eventos programados para essa edição, e além deles haverá dezenas e dezenas de estandes de editoras com lançamentos e sessões de autógrafos com os autores.

Na Arena Cultura grandes autores internacionais e nacionais participam de palestras e sessões de bate papo com os visitantes, como Cassandra Clare, autora da série os Instrumentos Mortais, e o aclamado autor Ken Follet, escrito do best-seller Os Pilares da Terra, entre outros. Além desses passam pelo espaço Hugh Howey, autor da série Silo, Harlan Coben, Sally Gardner e Kiera Cass. Os profissionais brasileiros a passar pelo espaço são Mário Sergio Cortella, Paulo César Araújo e Eduardo Spohr.

O Salão de Idéias, descrito como espaço para discussões atuais sobre temas de relevância social, livro e leitura, literatura e suas conexões com outras linguagens artísticas, contará com 30 mesas de discussão e mais de 120 convidados, entre eles Cristovão Tezza, Patrícia Melo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Silviano Santiago, Hans Ulrich Gumbrecht, Alex Ross, Chico César, Ziraldo e Eva Furnari. Já o Anfiteatro, como o próprio nome sugere, irá receber espetáculos de teatro, dança, música, cinema  e circo, num total de 44 apresentações. Entre os músicos teremos o mítico albino Hermeto Pascoal, a cantora Zélia Duncan, o rapper Emicida e Zeca Baleiro. Vale a pena checar as peças de teatro, filmes e espetáculos de dança em detalhes na programação do evento.

Para os fãs de comida (quem não é?), o espaço Cozinhando com Palavras é um prato cheio, e contara com discussões e debates sobre gastronomia e literatura, com presença confirmada de grandes nomes como o chefe Alex Atala e a apresentadora de televisão Palmirinha, além de Rodrigo Oliveira, Carlos Bertolazzi, Roberta Sudbrack, Carla Pernambuco e Monica Rangel. A área de desenho e artes é o foco do Espaço Imaginário, e sediará 36 encontros com ilustradores, desenhistas e quadrinistas, com presença de Fábio Yabu, João Montanaro, Mário Cau, Danilo Beyruth e a dupla de irmãos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, entre muitos outros.

Os dois espaços que levam o Sesc no nome são o Biblio Sesc e o Edições Sesc. O primeiro, dividido entre as duas praças de eventos, levará à Bienal 4 caminhões-biblioteca com 120 atividades ao público, como espetáculos de música e literatura e contação de histórias. No estande do edições Sesc haverá lançamentos de livros e bate-papos com autores. O último espaço do evento, Escola do Livro, conta com Cursos, workshops e palestras para quem trabalha com criação, produção, promoção e venda de livros.

 

Enfim, será um gigantesco evento multicultural, com atrações e atividades para todos os gostos. Com certeza absoluta terá alguma coisa de seu interesse em algum dos dias da Bienal, seja um autor que você gosta lançando um novo romance, uma palestra sobre culinária japonesa, uma peça de teatro ou espetáculo de dança. A Bienal, muito mais que uma mera feira do livro, presenteia a cidade de São Paulo com um evento multi-facetado, dinâmico, moderno, e cheios de outros eventos dentro dele. Não deixem de conferir a programação completa no site da Bienal, instalar o aplicativo no celular, reservar seus ingressos e se preparar para a festa!

Convido a todos a comentarem no post, falando dos dias em que estarão na Bienal, e quais eventos e autores estão mais ansiosos por ver!

logolucas_vectorized (1)