Por Andrey Lehnemann
Alguns estudiosos europeus há pouco tempo tentaram diagnosticar a influência do amor (ou o padrão de comportamento gerado por ele) na genética humana. A experiência foi realizada em roedores, mas pretende se expandir em breve, a fim de refletir sobre o quanto o temperamento amoroso pode influenciar os humanos socialmente, inclusive como fomentador de doenças. Seria uma explicação científica para as nossas loucuras românticas. (Eu possuía uma linha de raciocínio específica aqui para interligar com o novo álbum da banda inglesa Anathema, mas escapou. Usarei uma linha de pontinhos para separar meu raciocínio. Encontrem-me no parágrafo a seguir.)
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Há algumas semanas, os ingleses lançaram Distant Satellites. Disco (ainda pode se utilizar essa indicação?) que completa, a meu ver, a jornada de redescoberta dos irmãos Cavanagh: melodicamente e semanticamente. Finaliza a trilogia, se é que possamos usar essa designação para álbuns, que havia iniciado com We’re Here Because We’re Here. Se num primeiro momento, a banda buscava orientar o seu público sobre uma redescoberta de sua origem (como os trechos de Dreaming Light sugeriam), Weather Systems indicava exatamente seu título: uma mudança na atmosfera. A calmaria depois da tempestade proveniente de WHBWH. Antes, a busca pela lógica no tempo, no passado e no futuro, reflexões sobre a vida e a busca por respostas; depois, o encontro com a paz, o amor interno e externo, a dialética com a existência.
Satélites distantes, numa tradução literal, fecha o ciclo – a descoberta, a compreensão e a aceitação. Internal Landscapes dizia que o amor é a respiração de tudo que vemos na vida; pois a música perdida, que abre o novo cd, expõe exatamente a busca por esse sentimento. Algo que soará ainda mais completo nas músicas adiante, quando os Cavanagh multiplicam suas dores, experiências e esperanças em acordes e harmonias caprichosas, como na doce, mas intensa, Ariel (“eu achei você na escuridão, agora não fuja de mim”). Ou quando cria uma rima musical com o primeiro trabalho da nova fase, conjecturando sobre atemporalidade e a aceitação do reencontro. Afinal, o amor – na visão deles – é um satélite distante: não pode ser visto a olho nu, mas sabemos que está lá e que precisamos dele.
Não que o amor como base existencial ou influenciador de mudanças seja algo exclusivo ou novo, mas se estivesse buscando uma elucidação sobre o assunto começaria nos CDs da Anathema.


![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


