Mais uma daquelas sagas que tratam de fantasia, mundos sombrios, criaturas fantásticas e triângulo amoroso.
Crepúsculo?! Não!!!!!
Queridos Cabulosos, apresento a vocês a saga Os Instrumentos Mortais
Conheçam a Cidade dos Ossos!
Sejam todos muito bem-vindos!
A pergunta que não quer calar: para que tanto dinheiro para um filme assim?
O filme “Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos” foi lançado em agosto de 2013. Sob direção de Harald Zwart (“A Pantera Cor de Rosa 2“, “O Agente Teen” e “Karatê Kid“, versão de 2010), o filme conta com um elenco forte: Lily Collins, conhecida por suas atuações em “Espelho, Espelho Meu” e “Um Sonho Possível“, interpreta Clary, a protagonista da história; Jamie Campbell Bower, diretamente provindo da parte final da saga Crepúsculo – Amanhecer parte 1 e 2 interpreta Jace. Além disso, o elenco principal ainda conta com Kevin Zegers, conhecido por seus papel em “A Madrugada dos Mortos” como Alec, Jemima West, de “Joana D’arc” como Isabelle e Robert Sheehan, de “Caça às Bruxas” como Simon.
Acha que é pouco? A belíssima Lena Headey (sim, ela mesma: a Cersei Lannister de Game of Thrones) interpreta a enigmática Jocelyn, mãe de Clare, enquanto a personagem Dorothea é interpretada pela fantástica CCH Pounder (“Sons of Anarchy“, “Avatar“, “A Órfã”) e para encerrar com chave de ouro o super vilão Valentine é interpretado por Jonathan Rhys Meyers, conhecido pelo papel protagonista na série Drácula (#suspiros).
Com um orçamento de 60 000 000 $, o filme foi produzido e distribuído pela Paris Filmes e tem duração de 130 minutos.
130 minutos de pura tortura ou pura alegria, depende de cada espectador
Simples assim. Em minha opinião, o filme saiu do nada e chegou a lugar nenhum passando rapidamente pelo mundo sombrio que poderia levar à Cidade dos Ossos.
Porque poderia? Sinceramente, sinto muito em dizer, não consegui passar de meia hora de filme. #sosad
Porém, nesse tempo que consegui acompanhar a tela cheguei a uma conclusão: É sim uma adaptação, daquelas ao nível “se você leu, entendeu”. Se você não leu, você imaginou, decifrou. É ruim?! Como disse, é uma daquelas adaptações que você ama ou odeia.
Você sabia que tem livro?
Se você é um daqueles fãs da saga “Os Instrumentos Mortais”, parabéns! Se você gostou do filme, por favor, leia o livro! Se você detestou o filme, leia o livro e entenda o porquê! (Afinal, para uma adaptação … tsc tsc!)
O livro “Cidade dos Ossos” é o primeiro volume da saga “Os Instrumentos Mortais“, escrito por Cassandra Clare. No Brasil, o livro foi lançado em 2010, pela Editora Galera Record e tem aproximadamente 459 páginas.
Cidade dos Ossos conta a história vivida por Clare, uma garota comum que ao lado de seu melhor amigo Simon decide ir a uma boate. Na boate Pandemônio, Clare presencia um assassinato misterioso e como ninguém ao seu redor parece ver o mesmo que ela, ela começa a suspeitar de sua própria sanidade.
Não bastasse ter que lidar com essa situação, um dos assassinos, um jovem chamado Jace começa a perseguí-la, também fascinado por Clare ter visto o assassinato. Apesar de todo o apelo de Clare, Jace continua no seu pé, dizendo que não faz sentido uma mundana vê-los. A não ser, é claro, que ela não fosse uma mundana.
Para entender o que é mundana, do que Jace está falando e não enlouquecer a si mesma ou aos próximos a ela, Clare precisa abrir sua mente e tentar aceitar o que está acontecendo.
Enquanto isso, sua mãe Jocelyn desaparece misteriosamente e tudo indica que ela foi sequestrada. Para salvar sua mãe, Clare terá que confiar em Jace e seus amigos Isabelle (que não vai muito com a cara de Clare) e Alec (que tem seus próprios segredos). O grupo se intitula Caçadores de Sombras e é responsável por livrar a terra de demônios e seres sombrios do mundo sobrenatural.
Relutante, o grupo de assassinos enigmáticos são a única esperança de Clare encontrar sua mãe, já que Luke (o amigo companheiro de sua mãe) não parece querer ajudá-la de forma alguma.
Contanto com a ajuda de Simon, seu amigo mundano, humano e sem a capacidade de enxergar tudo o que Clare e os demais Caçadores de Sombras enxergam, a protagonista terá que conhecer um novo mundo e lutar com todas as suas forças para desvendar os mistérios ao seu redor e salvar sua mãe e, é claro, o mundo.
O livro é muito bem escrito, muito gostoso de se ler. E confesso, infinitamente melhor do que o filme (que, por favor…). Tem seus altos e baixos, mas vale a leitura, sem dúvidas!
O toque de surpresa está sempre presente, a aventura é constante e não chega a ser enfadonho. O livro dá muitas reviravoltas, mas com o tempo certo, o que garante excelência ao se tratar de uma saga com muitos volumes.
A saga conta já com seis livros: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial (ainda sem data de lançamento).
Enquanto aguardamos o lançamento do próximo volume, ansiamos pela presença de Cassandra Clare na Bienal do Livro em São Paulo.
Enquanto isso…
Enquanto o debate sobre a adaptação continua, aguardamos a visita da escritora e o lançamento dos próximos livros, meu conselho do dia é que você leia os livros da saga!
Além disso, confira tudo o que já rolou aqui no Leitor Cabuloso sobre o livro:
Excelente resenha da Serena Cabulosa sobre o livro
O primeiro trailer do filme noticiado aqui no Leitor Cabuloso
CabulosoCast Drops #24 – Em Chamas, Moby Dick, Cidade dos Ossos e Sob a Redoma
Agora quero saber, o que achou do filme? E do livro? Aprovado? Desaprovado? Conta pra gente! 🙂
Logo logo tem mais aqui na Coluna Sabia que tem livro? (#promisse)
Excelente semana a todos!!!