[Devaneios] Passo a passo como comprar via Kobo

1

Antes de qualquer coisa, eu gostaria de fazer uma discussão teórica. Dos inúmeros formatos de livros digitais, os mais populares são o EPUB, MOBI e PDF e todos eles podem ou não, ser protegidos por DRM.

DRM (em inglês Digital Rights Management ou DRM) é uma tecnologia, que visa restringir o compartilhamento de conteúdos digitais, podendo por exemplo restringir a quantos dispositivos aquele arquivo pode ser aberto, quantas vezes e a duração ou validade do arquivo.

Hoje em dia já encontramos diversas lojas que vendem livros digitais, mas para exemplificar vou me ater as 2 ou 3 mais populares. Tanto a Kindle, como a Kobo (sendo a Kindle a mais explicita nisso) dizem em seu “Termo e Condições de Uso” que o livro não é vendido para você, ele é licenciado, ou seja, quando você compra o livro à loja te empresta por tempo indefinido (esperamos que seja para sempre), podendo a qualquer momento remover o livro comprado de sua biblioteca virtual.

Tirando isso, por em quanto, a maior diferença entre um livro de papel e o digital é que o de papel, você pode ler, emprestar para os amiguinhos, dar para a tia, vender no sebo, etc. O que o digital não permite, tudo isso por causa da DRM citada lá em cima.

Agora ao adquirir um livro digital, não sei dizer sobre a Kindle, pois nunca comprei lá, mas na Kobo e Google Play, você tem o link para baixar o arquivo .EPUB (ou Adobe DRM EPUB) para o seu computador, o que já me alivia muito, afinal eu vou ter o arquivo do livro que COMPREI guardado em segurança em algum lugar no meu computador.

Nunca comprei nenhum livro na livraria cultura, sempre preferi a loja original, a Kobo. O motivo??? Eu não admito que nenhum site existente no multiverso, escolha a minha senha, além de eles não permitirem o download do arquivo EPUB propriamente dito.

Neste post, explicarei o procedimento para compra de livros digitais na Livraria Cultura, que é praticamente o mesmo procedimento para toda e qualquer livraria que venda livros digitais, e por mais que eu prefira comprar diretamente da Kobo (que é parceira e da Livraria Cultura), escolhi a exemplificar pela Livraria Cultura, por ser umas das maiores lojas aqui no Brasil.

P.S. Antes de alguém vir reclamar: “Mas você vai detalhar todos os passos, dês de o cadastro, até a finalização? Pra que? Todo mundo já sabe fazer isso!”, eu respondo: “SIM, vou”. Por que realmente existem milhões de pessoas que sabem como realizar uma compra on-line, de cor e salteado, mas existem também as pessoas como a nossa avó, mãe, tia, primo que não tem a mínima ideia de como isso funciona e por isso todo o caso merece uma explicação minuciosa.

Dito isso, vamos ao cadastro:

 001 LC 01

001 LC 02001 LC 03001 LC 04

Feito o cadastro nós vamos às compras!!! Penso que esta afirmação é errada (penso, não tenho certeza) pois durante o procedimento da primeira compra de um livro digital na Livraria Cultura, a mesmo pede a seu senha da Loja Kobo, para conectar as duas lojas! Não sei se, caso você não tenha uma conta na Loja Kobo, vai ser possível efetuar a compra do livro digital, no meu caso como eu já tinha uma conta Kobo, apenas liguei as duas contas e pronto.

Mas para quem não tem uma conta Kobo, vamos ao cadastro:

P.S. Recomendo que o cadastro em ambas as lojas, seja feito com o mesmo E-Mail!!!

002 CK 01

002 CK 02002 CK 03002 CK 04

Agora sim, feito ambos os cadastros vamos as compras!

003 LCC 01

003 LCC 02003 LCC 03003 LCC 04003 LCC 05

Feito a compra, o livro digital já é automaticamente baixado para os seus aplicativos ou aparelho Kobo.

004 KS 01 004 KS 03004 KS 03

Já esta tudo perfeito e basta sair lendo!!! Mas como eu disse antes, gostaria de dar download do livro digital (o arquivo .EPUB em si) e mantê-lo em segurança no meu computador, evitando assim sumiços misteriosos!

Agora vem uma parte que confunde bastante. A Livraria Cultura, diz que seus livros digitais, ficam armazenados em sua Biblioteca Virtual, o que nos faz pensar que no site da Livraria Cultura, haverá uma página com todas as capas dos seus livros comprados e que com um click estará disponível para download!

Errado! Até entrei em contato com a Livraria Cultura para tirar esta duvida e não falar caquinha. O negocio é o seguinte: a sua Biblioteca Virtual é a Kobo Cloud. Você efetua o Log-in com a conta da Livraria Cultrua, ou Kobo e ele automaticamente sincroniza os livros comprados, com o aplicativo.

Por isso é extremamente importante conectar a conta da Cultua com a conta da Kobo.

Outra coisa muito importante a se ter atenção: Ao se terminar de ler o livro e pedir para remover o livro do seu aplicativo Kobo ele pergunta se você quer remover do dispositivo ou da biblioteca. Removendo do dispositivo, você pode baixar o livro a qualquer momento novamente, removendo da biblioteca ele será deletado e se você quiser baixa-lo novamente, vai ter que comprar novamente, por isso preste sempre atenção para remover o livro somente do DISPOSITIVO.

 Já na loja da Kobo o negocio é diferente. La sim você tem uma pagina com todas as suas compras, podendo baixar os livros comprados quando quiser. E todas as compras efetuadas depois de 05/12/2012 na Livraria Cultura, são sincronizadas com a loja Kobo.

 Então vamos ver nossa biblioteca virtual na loja Kobo.

005 BVK 01

005 BVK 02

Como pode ver existem livros que te dão a possibilidade de dar download em formato PDF e EPUB e livro que te dão a possibilidade de download no formato Adobe DRM EPUB, que só é aberto no seu computador com o programa Adobe Digital Editions. O que é essencial para se ter acesso ao arquivo .EPUB e copia-lo para um local seguro.

Para baixar o programa: http://www.adobe.com/br/products/digital-editions/download.html

006 IADE 01

006 IADE 02006 IADE 03006 IADE 04006 IADE 05006 IADE 06

Depois de instalado o Adobe digital Edition, você precisa de uma Adobe ID. Você pode efetuar download do livro para o computador sem uma conta, mas a livraria cultura te da um bom motivo para fazer uma o cadastro na Adobe:

Quantas vezes posso fazer download de um eBook? 

Caso você utilize a opção de registro anônimo do Adobe Digital Editionsquando fizer o primeiro download, esse eBook ficará disponível somente no computador em que fez o download e abriu o arquivo. Para instalar esse eBook em até seis computadores e seis leitores de eBook simultaneamente, é preciso utilizar o seu Adobe ID na ativação do eBook.

P.S. Recomendo fazer o cadastro na Adobe com o mesmo E-mail da Livraria Cultura e da Kobo.

007CADE 01

007CADE 02007CADE 03

Feito o cadastro basta abrir o arquivo que você deu download na loja Kobo com o Adobe Digital Edition.

008 DLD 01

008 DLD 02

 008 DLD 03

Depois que o livro foi aberto no seu Adobe digital Edition, click com o botão direito do mouse sobre a capa do livro e escolha a opção “informações sobre o item” e lá vai estar o local de armazenamento do arquivo .epub, no seu computador.

 008 DLD 04

008 DLD 05Você pode (e deve) copiar este arquivo .EPUB para outro lugar e mantê-lo em segurança, para que caso ele suma misteriosamente do seu Kobo, Biblioteca Virtual, do seu computador ou até caso você o delete sem querer, você tem um backup.

Só restou falar sobre a remoção da DRM, o que eu não vou ensinar como se faz, mas que não me sinto culpado por praticar (afinal eu comprei o livro, o livro é de minha propriedade e faço dele o que bem entender!). E inclusive já vi o próprio atendimento de uma lovraria de livros digitais (a qual não vou citar o nome) responder a um cliente que para converter o livro para outro formato ou abrir o livro em outro aplicativo que não o da própria loja, era preciso remover a DRM, mas que a partir daquele ponto o atendimento não poderia mais guiar o cliente.

Mas isso você pode facilmente se resolver com o Calibre e com o Google!

 009 RDRM 01

Para finalizar deixo inúmeras lojas que já trabalham com a venda de livros digitais. Algumas te permitem baixar o arquivo .EPUB, outras o Adobe DRM EPUB, mas seja qualquer uma das opções, você consegue obter o arquivo .EPUB e mantê-lo em segurança.

Sem falar que é sempre bom pesquisar o preço em diversas lojas para saber qual loja oferece o preço mais em conta (já peguei diferenças da mais de 15 reais em livrarias nacionais e portuguesas!) e por em quanto o preço do livro digital ainda é um absurdo (deveria ser um terço, se não menos, o preço do livro em papel)!

Espero que tenham gostado! Até mais!!!


https://www.iba.com.br

http://www.buqui.com.br/

http://www.wook.pt/

http://www.bertrand.pt/

http://www.almedina.net/

http://www.livrariasaraiva.com.br/

https://play.google.com/store

http://store.kobobooks.com/

http://www.livrariacultura.com.br/

005 BVK 02