Antes de qualquer coisa, eu gostaria de fazer uma discussão teórica. Dos inúmeros formatos de livros digitais, os mais populares são o EPUB, MOBI e PDF e todos eles podem ou não, ser protegidos por DRM.
DRM (em inglês Digital Rights Management ou DRM) é uma tecnologia, que visa restringir o compartilhamento de conteúdos digitais, podendo por exemplo restringir a quantos dispositivos aquele arquivo pode ser aberto, quantas vezes e a duração ou validade do arquivo.
Hoje em dia já encontramos diversas lojas que vendem livros digitais, mas para exemplificar vou me ater as 2 ou 3 mais populares. Tanto a Kindle, como a Kobo (sendo a Kindle a mais explicita nisso) dizem em seu “Termo e Condições de Uso” que o livro não é vendido para você, ele é licenciado, ou seja, quando você compra o livro à loja te empresta por tempo indefinido (esperamos que seja para sempre), podendo a qualquer momento remover o livro comprado de sua biblioteca virtual.
Tirando isso, por em quanto, a maior diferença entre um livro de papel e o digital é que o de papel, você pode ler, emprestar para os amiguinhos, dar para a tia, vender no sebo, etc. O que o digital não permite, tudo isso por causa da DRM citada lá em cima.
Agora ao adquirir um livro digital, não sei dizer sobre a Kindle, pois nunca comprei lá, mas na Kobo e Google Play, você tem o link para baixar o arquivo .EPUB (ou Adobe DRM EPUB) para o seu computador, o que já me alivia muito, afinal eu vou ter o arquivo do livro que COMPREI guardado em segurança em algum lugar no meu computador.
Nunca comprei nenhum livro na livraria cultura, sempre preferi a loja original, a Kobo. O motivo??? Eu não admito que nenhum site existente no multiverso, escolha a minha senha, além de eles não permitirem o download do arquivo EPUB propriamente dito.
Neste post, explicarei o procedimento para compra de livros digitais na Livraria Cultura, que é praticamente o mesmo procedimento para toda e qualquer livraria que venda livros digitais, e por mais que eu prefira comprar diretamente da Kobo (que é parceira e da Livraria Cultura), escolhi a exemplificar pela Livraria Cultura, por ser umas das maiores lojas aqui no Brasil.
P.S. Antes de alguém vir reclamar: “Mas você vai detalhar todos os passos, dês de o cadastro, até a finalização? Pra que? Todo mundo já sabe fazer isso!”, eu respondo: “SIM, vou”. Por que realmente existem milhões de pessoas que sabem como realizar uma compra on-line, de cor e salteado, mas existem também as pessoas como a nossa avó, mãe, tia, primo que não tem a mínima ideia de como isso funciona e por isso todo o caso merece uma explicação minuciosa.
Dito isso, vamos ao cadastro:
Feito o cadastro nós vamos às compras!!! Penso que esta afirmação é errada (penso, não tenho certeza) pois durante o procedimento da primeira compra de um livro digital na Livraria Cultura, a mesmo pede a seu senha da Loja Kobo, para conectar as duas lojas! Não sei se, caso você não tenha uma conta na Loja Kobo, vai ser possível efetuar a compra do livro digital, no meu caso como eu já tinha uma conta Kobo, apenas liguei as duas contas e pronto.
Mas para quem não tem uma conta Kobo, vamos ao cadastro:
P.S. Recomendo que o cadastro em ambas as lojas, seja feito com o mesmo E-Mail!!!
Agora sim, feito ambos os cadastros vamos as compras!
Feito a compra, o livro digital já é automaticamente baixado para os seus aplicativos ou aparelho Kobo.
Já esta tudo perfeito e basta sair lendo!!! Mas como eu disse antes, gostaria de dar download do livro digital (o arquivo .EPUB em si) e mantê-lo em segurança no meu computador, evitando assim sumiços misteriosos!
Agora vem uma parte que confunde bastante. A Livraria Cultura, diz que seus livros digitais, ficam armazenados em sua Biblioteca Virtual, o que nos faz pensar que no site da Livraria Cultura, haverá uma página com todas as capas dos seus livros comprados e que com um click estará disponível para download!
Errado! Até entrei em contato com a Livraria Cultura para tirar esta duvida e não falar caquinha. O negocio é o seguinte: a sua Biblioteca Virtual é a Kobo Cloud. Você efetua o Log-in com a conta da Livraria Cultrua, ou Kobo e ele automaticamente sincroniza os livros comprados, com o aplicativo.
Por isso é extremamente importante conectar a conta da Cultua com a conta da Kobo.
Outra coisa muito importante a se ter atenção: Ao se terminar de ler o livro e pedir para remover o livro do seu aplicativo Kobo ele pergunta se você quer remover do dispositivo ou da biblioteca. Removendo do dispositivo, você pode baixar o livro a qualquer momento novamente, removendo da biblioteca ele será deletado e se você quiser baixa-lo novamente, vai ter que comprar novamente, por isso preste sempre atenção para remover o livro somente do DISPOSITIVO.
Já na loja da Kobo o negocio é diferente. La sim você tem uma pagina com todas as suas compras, podendo baixar os livros comprados quando quiser. E todas as compras efetuadas depois de 05/12/2012 na Livraria Cultura, são sincronizadas com a loja Kobo.
Então vamos ver nossa biblioteca virtual na loja Kobo.
Como pode ver existem livros que te dão a possibilidade de dar download em formato PDF e EPUB e livro que te dão a possibilidade de download no formato Adobe DRM EPUB, que só é aberto no seu computador com o programa Adobe Digital Editions. O que é essencial para se ter acesso ao arquivo .EPUB e copia-lo para um local seguro.
Para baixar o programa: http://www.adobe.com/br/products/digital-editions/download.html
Depois de instalado o Adobe digital Edition, você precisa de uma Adobe ID. Você pode efetuar download do livro para o computador sem uma conta, mas a livraria cultura te da um bom motivo para fazer uma o cadastro na Adobe:
Quantas vezes posso fazer download de um eBook?
Caso você utilize a opção de registro anônimo do Adobe Digital Editionsquando fizer o primeiro download, esse eBook ficará disponível somente no computador em que fez o download e abriu o arquivo. Para instalar esse eBook em até seis computadores e seis leitores de eBook simultaneamente, é preciso utilizar o seu Adobe ID na ativação do eBook.
P.S. Recomendo fazer o cadastro na Adobe com o mesmo E-mail da Livraria Cultura e da Kobo.
Feito o cadastro basta abrir o arquivo que você deu download na loja Kobo com o Adobe Digital Edition.
Depois que o livro foi aberto no seu Adobe digital Edition, click com o botão direito do mouse sobre a capa do livro e escolha a opção “informações sobre o item” e lá vai estar o local de armazenamento do arquivo .epub, no seu computador.
Você pode (e deve) copiar este arquivo .EPUB para outro lugar e mantê-lo em segurança, para que caso ele suma misteriosamente do seu Kobo, Biblioteca Virtual, do seu computador ou até caso você o delete sem querer, você tem um backup.
Só restou falar sobre a remoção da DRM, o que eu não vou ensinar como se faz, mas que não me sinto culpado por praticar (afinal eu comprei o livro, o livro é de minha propriedade e faço dele o que bem entender!). E inclusive já vi o próprio atendimento de uma lovraria de livros digitais (a qual não vou citar o nome) responder a um cliente que para converter o livro para outro formato ou abrir o livro em outro aplicativo que não o da própria loja, era preciso remover a DRM, mas que a partir daquele ponto o atendimento não poderia mais guiar o cliente.
Mas isso você pode facilmente se resolver com o Calibre e com o Google!
Para finalizar deixo inúmeras lojas que já trabalham com a venda de livros digitais. Algumas te permitem baixar o arquivo .EPUB, outras o Adobe DRM EPUB, mas seja qualquer uma das opções, você consegue obter o arquivo .EPUB e mantê-lo em segurança.
Sem falar que é sempre bom pesquisar o preço em diversas lojas para saber qual loja oferece o preço mais em conta (já peguei diferenças da mais de 15 reais em livrarias nacionais e portuguesas!) e por em quanto o preço do livro digital ainda é um absurdo (deveria ser um terço, se não menos, o preço do livro em papel)!
Espero que tenham gostado! Até mais!!!