Autor: Yasmina Khadra
Editora: Sá Editora
ISBN: 85-88193-27-2
Tradução: Ana Montoia
Páginas: 253
Ano Lançamento: 2006
Sinopse:
Amin, cirurgião israelense de origem palestina, sempre se recusou a tomar partido nos conflitos que opõem seu povo de origem a seu povo de adoção e dedicou-se integralmente a seu trabalho e à esposa, que ama apaixonadamente. Até que um dia um kamikase se faz explodir dentro de um restaurante em Tel-Aviv e Amin é obrigado a reconhecer o corpo mutilado da bela Sihem, sua mulher, acusada de ser a mulher-bomba, a protagonista daquele cruel atentado suicida. Uma cena comum nesta guerra, mas que revira o destino de Amin.Sentindo-se duplamente traído, ele começará uma investigação que o conduzirá ao coração do inferno e o colocará frente a uma situação que ele se recusava a enfrentar após tantos anos de vida na neutralidade.
Análise:
Quando vemos através da internet e na tv, noticias que dizem respeito a ataques terroristas temos uma leve sensação do caos que isso causa na região aonde é acometido os ataques, por pessoas que levam ao extremos suas convicções e chega a se auto detonar por um ideal.
Escritor argelino que usa o pseudônimo de Yasmina Khadra na verdade seu nome é Mohammed Moulesseboul nos transporta para uma leitura do qual vemos vários lados de um atentado terrorista, com uma escrita inteligente e audaciosa por abordar um tema tão polemico ele consegue prender o leitor do começo ao fim.
Toda a trama se desenrola em Tel Aviv passando por Israel e cidades vizinhas, as descrições feitas pelo autor de todo o trajeto do qual o personagem passa é bem minucioso dando a impressão que o leitor está junto dele atravessando as cidades.
Na parte de diagramação e arte da capa a editora está de parabéns, na capa deixa bem claro uma mulher trajando as vestimentas que são obrigatórias no oriente médio que é a burca. O papel utilizado para compor o livro é de ótima qualidade e faz que a leitura seja prazerosa, o tamanho da fonte, espaçamento são grandes e vai agradar todo tipo de leitor.
Amim é um personagem de pulso firme e convicto de suas atitudes, mesmo quando se encontra em perigo ele continua com suas opiniões e certo de que tudo tem uma solução para encontrar as respostas que deem sentido em sua vida depois dele perder sua esposa.
Leitor, espero que você aprecie a leitura e nos deixe um comentário.



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


