A letra ‘a’ em língua portuguesa é extremamente versátil. Ocupa o papel de 1ª vogal e 1ª letra do nosso alfabeto. Na gramática, ela ocupa várias posições e isto confunde os alunos e usuários em alguns momentos. Contudo, você verá que é possível através da própria compreensão do papel dela no contexto de uso identificá-la e utilizá-la da maneira correta.
O ‘a’ enquanto artigo
Discutido em aulas anteriores, o artigo ‘a’ tem uso primordial diante de substantivos femininos.
Ex.:
A casa
A menina
A borboleta
O ‘a’ enquanto preposição
A preposição ‘a’ é a responsável por grande parte do embaralhamento na cabeça dos estudantes. Mas o mistério termina diante do conceito. Segundo a gramática de Paschoalin&Spadoto, preposição é o termo que liga duas palavras numa frase.
Ex.:
Casa de José
Voltei para casa
Saí com meus amigos.
O ‘a’ enquanto pronome demonstrativo
Como pronomes? Sim, mas no caso quando puderem ser substituídos em equivalência de significado pelos pronomes aquela e aquelas:
Ex.:
Esse rua não é a que eu lhe indiquei.
Essa rua não é aquela que eu lhe indiquei.
Na próxima aula, vamos nos aprofundar mais na diferenciação do ‘a’ enquanto artigo, preposição e pronome demonstrativo. O foco deste post foi mostrar quais as possibilidades de classificação gramatical.
![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


