[Curto&Grosso] Aplicativos, ebooks e Kobo – depoimento de um usuário com leitores digitais

5

ereading-kobo-appOlá caros, Leitores Cabulosos (sempre quis dizer isso!!!). Eu sou Felideo Desittale Paravimnce, e dentre muitas coisas sou, ou pelo menos me considero, um ávido leitor!!! Pedi uma licença ao Lucien para escrever um post com toda minha “experiência”, que nem é tanta assim, sobre livros digitais e vou aproveitar par indicar a vocês alguns apps e softwares que descobri pelo caminho, mas nada daqueles reviews chatos que te informam tudo o que você precisa saber e quando termina de ler sabe menos ainda, vou te contar uma história, muito chata por sinal, e você vai pegando as pistas pelo caminho.

Começa em 2003, quando entrei no meu primeiro emprego, recebi meu primeiro salário e já cansado do bom e velho Nokia 2280 (aquele com o jogo da cobrinha), fiz o meu primeiro carnê das Lojas Cem e comprei o meu primeiro celular, um Sony Ericson Z530i.

Nessa época, navegando na internet de 2 Mb, com limite de download de 4 Gb e alto custo, buscando joguinhos em java, descobri a comunidade no Orkut: “Livros no Celular”, que de cara, pelo nome, já me arrebatou

Naquela época eu nem imaginava que um dia os livros “entrariam dentro dos celulares” e o maximo que fazia era ficar lendo em frente do computador sentado em uma cadeira dura e desconfortável.

Nesta comunidade, descobri o software MjbookMaker, que existe até hoje e convertia arquivos txt, em aplicativos java para serem lidos nos celulares da época. Foi a descoberta do século, pois eu podia levar minha biblioteca no bolso, para ler em qualquer lugar.

O aplicativo eram bem simples, tinha algumas funcionalidades como definir a cor do plano de fundo e da letra e me informar em quanto tempo eu lia um livro, o que era muito estimulante, pois eu não precisava mais dar resposta chata: “Li o livro em umas três semanas…”, mas sim o tempo real “Li o livro em 13 horas, tantos minutos e sei lá quantos segundos!”

Isso foi bem na epóca em que fui morar e trabalhar em Maceió, onde coloquei inúmeros livros no celular, já prevendo uma solução para minha inata inabilidade em fazer amizades e como a internet era cara e os notebooks mais ainda, eu passava dias e noite lendo no celular, foi a época que mais li na minha vida!

E não demorou mais de 5 minutos para perceber que ficaria mais confortavel aos olhos ler o livro com o plano de fundo preto, as letras brancas e a luz de fundo no mínimo possível.

De volta a São Paulo, e ao meu bom e velho computador, decidi organizar toda a minha biblioteca vitual, uma paulada de arquivos TXT, e precisava encontrar um software que fizesse isso decentemente. Acabei chegando ao Calibre.

O calibre é um software open source que permite você cadastrar os livros que têm, nome, autor, editora, páginas, sinopse e tudo o mais que você pode ou não imaginar, conta com inúmeros plugins, compartilhamento de livros, armezena os livros em todos os formatos que você possui e ainda converte de um formato, para outro (se tiver DRM dá um pouqinho mais de trabalho, mas vai!).

É claro que como a tela do meu Sony Ericsson Z530i tinha resolução de 128×160 pixels, eu pensei em adquirir outro aparelho e a partir dai, todas as minhas aquisições foram guiadas pelo tamanho da tela celular (e o preço que cabia no meu bolso). Passei assim pelo Sony Ericsson W380 com resolução de 176×220 pixel e o  Sony Ericsson Z780 com resolução de 240×320 pixel.

Este último possuindo GPS, me permitiu descobrir um fantástico esporte, o Geocahing, que não tem nada a ver com a história, mas foi essencial para que o próximo celular que eu procurasse tivesse como especificação, possuir GPS, o que adiantou bastante o meu conhecimento do Android.

O próximo device que adquiri foi o Motorola Quench com resolução de 480×320 pixels, no inicio de 2010, o que me deixou muito feliz, mas no quesito e-book, fui inundado pela frustração.

Nenhum dos mais de 100 ou 150 leitores de e-books que eu adicionei e testei no android (não é exagero, o número é perto disso), possuia a funcionalidade de contar em quantas horas, minutos e segundos eu lia um livro.

Mas no final, depois de ter testado todos esses apps e ser obrigado a me dar por vencido, o app que mais me agradou, foi o IReader. Tinha as funcionalidades básicas que supriam as minhas necessidades: fundo preto e letra branca.

Agora vem uma coisa muito importante. O IReader, não importava e acho que ainda não importa muitos formatos, porém importava o que me agradava: o txt.

Até tentei ler em PDF, mas logo abandonei a ideia, porque era uma desgraça. A maioria dos aplicativos, ou todos eles, não importavam o PDF como texto plano, imporvam como “imagem” e você precisa ficar naquela ajustação de zoom, arrasta pra cá, arrasta pra lá… Dá muito serviço. Imagino que seja assim até hoje.

E não custa nada converter os livros para TXT, a receita é simples: Abra o PDF, aperte CTRL+A, depois CTRL+C. Então abra o Gedit (no ruindows é o Bloco de Notas), aperte CTRL+V. Agora aperte CTRL+S e salve com o nome que quiser.

Dá um pouqinho mais de trabalho, mas em troca fornece muito mais facilidade e conforto para a leitura no celular.

Continuando, por mais que eu lesse no IReader, ele não me satisfazia e dia após dia eu procurava um E-Reader que contasse o tempo da minha leitura, até que os céus se abriram, a luz divina deceu iluminando a terra ao som de trombetas angelicais e eu descobri o Kobo!

P.S. Quando me refiro ao kobo, estou me referindo ao aplicativo para android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kobobooks.android&hl=pt_BR), não ao E-Reader que você compra na Livraria Cultura! Não se engane!!! É o que você pode baixar de graça na Google Play!!!

O Kobo além de ser o único que conta o tempo de leitura, ainda te dá a opção de dicionário em várias línguas, possibilidade de fazer marcações e anotações, compartilhar suas anotações, definir cor e tamanho das letras, luz de fundo, plano de fundo, formatação…

E uma coisa que me fidelizou ainda mais ao Kobo, foi a empresa permitir a compra de livros em qualquer livraria! No Kindle, você só enfia livros comprados na Amazon, já na Kobo você pode comprar na google, na Livraria Cultura, na Saraiva, no sebo da esquina (se o tio vender e-book), onde você quiser.

O Kobo ainda tem uma funcionalidade que agrada bastante que são os Awards. Pequenos prêmios que você vai ganhando com forme vai lendo e deixa a leitura bem divertida!

Diferente de outros eReaders o Kobo importa somente o formato EPUB! Nada de TXT, PDF, DOC, ou seja o que for, mas isso o Calibre faz para você com precisão e agilidade, porém hoje em dia a maioria dos locais que disponibilizam e-books em txt, PDF, DOC e companhia, já estão disponibilizando em EPUB, então não tem mais problema.

Para finalizar a minha jornada de 11 anos lendo somente livros digitais (em algum momento desses 11 anos eu me obriguei a ler “O Diabo dos Numeros” em papel, pois não encontrava em lugar nenhum a versão digital, mas foi só uma vez) eu colecionei vários sites que disponivilizam livros de forma gratuita, domínio público e isento de direitos autorais!

Espero que tenha gostado! Até mais!!!

http://www.gutenberg.org/
http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://www.wdl.org/pt/
http://www.bbm.usp.br/node/27
http://livros.universia.com.br/
http://www.obrasraras.usp.br/
https://www.ebookcult.com.br/eBooks_Gratuitos
http://www.lusosofia.net/index.php
http://www.klick.com.br/obralit/obralitfront/0,5984,POR,00.html
http://www.cienciamao.usp.br/
http://clfc.com.br/somnium/category/contos/
http://www.recantodasletras.com.br/
http://www.scarium.com.br/