[Conto] Analfabeto

0

por Alan Cosme

“As verdades tendem a ser as mais simples” diz um monte de gente ao defender suas diferentes causas que na verdade são as mesmas. Tá complicado de entender? Para quem é analfabeto também está complicado de ler.

É um só filme, é vários filmes, é o mesmo filme repetido n vezes.

Tem alma, não tem alma, ao se desprender do corpo vai para o mundo astral, não vai. Por que só onde você vive é o “real”? Quem disse que é real? Material-espiritual, bem-mau, homem-mulher, oito-oitenta, deus-diabo, um-muitos, oprimido-opressor, amor-ódio, finito-infinito.

Um gordinho careca disse que a verdade está no meio.

As verdades são simples, mas a maioria é analfabeto.

Só o homem tem alma, animal não tem.

Ainda bem que o homem não é um animal, certo? Deve ser mineral.

XXX

Grimm estreou na TV, Thomas vai assistir ao seriado super empolgado acreditando estar assistindo à uma história nova, sendo que na verdade essa história é a mesma contada desde sempre.

O que atraiu Thomas para assistir Grimm? As lutas? O ambiente “dark”? Os monstros?

Não, os animais! As vezes o interessante não é o ato, é o motivo. O ato da jornada do herói ou o motivo dos animas.

Detalhe interessante dessa versão de Thomas:

Thomas endoidou, ficou zureta, ao ponto de acreditar que a programação da tevê havia sido direcionado somente à ele.

Sua mãe ficou preocupada, o resto da sua família também, mas quem mais se mordeu foi a mãe, já que ela teve um “problema psicológico” parecido. Qual a solução? Psiquiatra e outro foi na macumba mesmo.

Thomas precisou fazer oferenda, matar galinha e tudo o mais. Ele estava tão mau da cabeça que nem se lembra direito o que lhe aconteceu. A mulher dormia e ele a beijou, depois mostrou o peru. Os analfabetos tiveram a educação de “esquecer” que isso aconteceu. Foram dois meses, mas poderiam ter sido dois dias ou dois anos, a cabeça de Thomas estava tão zureta que noção de tempo foi para o espaço. Nenhum analfabeto repreendeu Thomas, pôs o importante ali não era o ato, era o motivo.

Nesses dois meses Thomas não se lembrava de quase nada, misturava fantasia com realidade, após se “curar” chegou a conclusão de que fantasia é diferente de realidade, depois que resolveu o seu problema, que ele achava ser timidez, entendeu que fantasia e realidade não é lá muito diferente. Que nem homem-mulher, deus-diabo, bem-mau…

Algumas memórias ficaram gravadas na mente de Thomas, memórias tão “doidas” que ele supôs que fossem “só loucura”, não acreditando ele que loucura-sanidade segue a mesma regra dita anteriormente e repetida n vezes.

Agora vem o ponto, o que atraiu Thomas ao seriado Grimm?

Thomas estava recolhido, sete dias, ele acha, de tão zureta parecia minutos, quem é da macumba sabe como é. Ele gritava nomes que achava que eram de desenhos animados, mas sua tia analfabeta sabia que não era. Como ele soube desses nomes se ele nunca teve contato com a religião?

A mente de Thomas ainda tava fodida, ou ele achava que estava, uma mulher foi entrar no seu retiro para dar comida, ou água, o detalhe não importa. Durou só três segundos, nesses três segundos o rosto da mulher ficou igual à de uma onça.

Grimm é de 2011, a experiência de Thomas é de 2004.

Para ajudar Thomas foi necessário dar um agrado à onça. Matou uma galinha e passou seu sangue em seu corpo.

O que é que onça come?

“Crueldade com os animais”!

Macumbeiro não produz galinha, tem que ir na feira comprar, se macumbeiro não compra, o açougueiro compra.

“A carne é desperdiçada”!

Macumbeiro é quase sempre analfabeto, não tem dinheiro para jogar carne fora. Metade, o axé, tá na oferenda, outra metade tá na barriga do macumbeiro.

Matar galinha na macumba é crime no churrasco da esquina no domingo não.

De repente a galinha ficou importante.

Thomas gostou de Grimm porque ficou fascinado com os inimigos que viravam bicho. A história do seriado é uma porcaria, mas o universo é bom. Universo esse que Thomas não vê muita diferença com o nosso.

Tem alma – não tem

material – espiritual

animal

Se homem é igual a mulher, ter alma é o mesmo que não ter, material é o mesmo que imaterial…

animal tem alma, mas não tem, que nem homem, que não é mineral.

Pra quê onça vai precisar de comer galinha?

Alguém se lembrou de xamã?

“As verdades tendem a ser as mais simples”

Pena que a maioria é analfabeto.

Liberta a galinha e deixa ela souta na natureza. O que acontece com ela?

Onça!