Abertura
Se você amou esse anime, recomendo que não leia este post.
Sinopse
Sakamoto é um rapaz que vive no mundo virtual. Ele não tem um bom relacionamento com sua família, não estuda, não trabalha e por isso vive no jogo chamado Btoom! um game que utiliza bombas e que consiste em um time derrotar outro usando estratégias com os diversos tipos de bombas. Sakamoto é um dos melhores jogadores do Japão com muitas horas acumuladas. Em um dia ele acorda em uma ilha e não sabe como chegou até ali. Vê que tem uma bolsa com bombas e na sua mão está implementado um radar, como no jogo. E é isso que a ilha é: um palco para um jogo de Btoom, só que é real e as pessoas morrem e matam para vencer.
Crítica
Vou começar a crítica dizendo como são os dois personagens principais:
Sakamoto
Como já dito na sinopse, é um ótimo jogador online. Porém na realidade não mata seus inimigos por mais que eles tentem de todas as maneiras matá-lo. Tem medo de virar um monstro, mesmo que isso signifique perder a vida. Acaba confiando em praticamente todo mundo que aparece na sua frente. No começo, quando vê que tem uma bolsa de bombas e ao clicar em uma e ver uma contagem regressiva, quase se mata até perceber que aquilo é uma bomba e só depois de perder umas duas delas e ser atacado, percebe que os números são uma contagem regressiva.
Esse jogo não deve ser muito difícil.
Himiko
Também fugitiva do mundo real por motivos diferentes do Sakamoto. É estrangeira, com cabelos loiros, olhos azuis e peitos que logo lhe darão problemas na coluna, ou seja, é o típico personagem que “se tudo der errado, mostramos os peitos”. Os peitos de Himiko rendem cenas assim:
Bom, já deu pra perceber que não gostei muito do anime e isso se deve principalmente aos personagens. Eles seguem um estereótipo e por isso são muito previsíveis. Por exemplo: as primeiras pessoas que Himiko encontra incluem um otaku gordo. O que acontece??? Se você respondeu: ele tenta estuprá-la, você ganhou! Os tipos e reações são aquelas que você já viu em outros lugares muitas e muitas vezes.
E em um anime survival o protagonista se recusar a matar o tempo todo, e ficar de mimimi quanto a isso, que ele vai virar um assassino, que ele vai virar um monstro, cansa e cansa muito. Os personagens e as relações entre eles são tão mal trabalhadas que quando um deles morre você sente só uma coceira no nariz. Parece que o anime só foi feito para mostrar peitos e gente, a internet tá aí, quem quer bater punheta tem diversas outras opções melhores.
Resumindo, não é um anime sério na minha opinião. Os personagens são fracos resultando em diálogos fracos. Frases de vilões do tipo “Vou te matar porque eu sou mais forte hahahaahah” são muito presentes. É um anime classificado como seinen, mas eu nunca recomendaria a um adulto. Está mais pra adolescentes entre 12 e 14 anos que não viram muito anime na vida.
Não acaba realmente. Fica claro que terá uma continuação e não sei se realmente vai acontecer. Pesquisando na internet parece que ninguém sabe. Pode ser que o anime aconteceu somente para divulgar o mangá. Bom, se você sabe de algo por favor comente.
E o mangá?
Não li o mangá. Vi o anime porque a JBC recentemente lançou Btoom por aqui. Lógico que não vou colecionar o mangá, mesmo que sim, imagino que ele deva ser mais sério e principalmente mais sanguinolento. Mas parece que tudo se resume a peitos e calcinhas e eu não quero me arriscar. Repito: eu não li e não vi nenhuma crítica. Esse desgosto se deve ao anime. Se você lê e acha excelente, comente dizendo o porquê.
NOTA:
Número de episódios: 12
Foi ao ar em: 4 de outubro de 2012
Gêneros: Ação, Sci-fi, Seinen, Psicológico