[Resenha] Um Hotel na Esquina do Tempo – Jamie Ford

6


hotel

Tive um certo receio em iniciar esse livro. A palavra “romance” sempre me lembrava os típicos romances famosos de agora: uma garota comum e sem graça, um cara bonito e gostoso que acaba gostando dessa garota e todos ao redor sentem inveja do quão perfeito o casal é. A leitura de Um Hotel na Esquina do Tempo foi muito boa para me lembrar que romances não se resumem a isso. Alguns romances podem fazer você sorrir enquanto lê, o que foi o caso.

Ele se passa na Segunda Guerra Mundial nos EUA. Outro ponto positivo é que é um livro da segunda guerra que não fala de judeus ou alemães. Ele se foca nos japoneses, ou melhor, nos descendentes dos japoneses, americanos de olhos puxados que vivem nos Estados Unidos e como eles foram tratados.

O protagonista do livro é um garoto chinês, Henry Lee que sofre perseguições por ninguém saber a diferença entre um chinês e japonês e considerar “tudo a mesma coisa” naquela época (espero que tenha mudado).  Na escola, durante o recreio ele ajuda na cozinha e depois da aula limpa as salas e as organiza. Ele até acha melhor, já que escapa das surras no recreio e pode sair quando todos já foram. Estuda em uma escola de brancos por escolha do pai, que exige que ele fale somente inglês para ser aceito, mas os pais não entendem o inglês, então a comunicação deles é zero.

Esses acontecimentos deprimentes tem uma guinada quando aparece outra ajudante na cozinha da escola: uma japonesa, Keiko Okabe. Eles se ajudam e compartilham o preconceito por causa da cor da pele e etnia. Como o próprio Henry diz “eles são iguais”. Ele acaba se apaixonando por Keiko e tem que enfrentar muita coisa para manter a amizade e poder transformá-la em algo mais, enfrentar principalmente os pais que odeiam japoneses e qualquer coisa relacionada a eles.

O livro é excelente e em muitos momentos você critica o destino por ter de acontecer daquela forma. É o tipo de leitura que quando acaba você fica triste porque gostaria que existisse mais algumas centenas de páginas para ler. Como disse no início, eu não sou muito fã de romances, mas gostaria de ler mais livros como esse.

NOTA:

05-selos-cabulososEditora: Agir
Autor: Jamie Ford
Origem: Estrangeira
Título original: Hotel on the Corner of Bitter and Sweet
Ano: 2012
Número de páginas: 362
Skoob