[Dicas] Conheça plataformas virtuais de autopublicação

0

Olá, caros leitores cabulosos!

 No post de hoje trago uma dica que é muito interessante para os aspirantes a escritores de plantão, baseada na minha experiência como autora que está migrando da plataforma virtual para impressa. Eu escrevi um livro de fantasia que foi publicado na internet entre os anos de 2011 e 2013 como série virtual através do site BooKSérie, o esquema de publicação consiste no seguinte: o autor envia para o site uma história de no mínimo 15 capítulos, que são divididos como episódios e lançados semanalmente, esses 15 fecham uma temporada. Lá os leitores podem abrir um perfil e interagir comentando cada episódio.  Vocês podem se cadastrar no site e acompanhar as séries publicadas lá clicando  aqui.

Alguns autores que conheceram o caminho que percorri para publicar meu livro por uma editora, passando por uma plataforma de leitura virtual, me perguntam sobre o BookSérie, que citei acima e para acrescentar esse post vou indicar outras duas plataformas de leitura e publicação, o Wattpad, já bem popular entre os leitores e escritores nacionais e o Widbook, este não tão popular assim.

wattpad

 Vamos começar primeiro pelo Wattpad, uma plataforma que era pouco utilizada por autores e leitores brasileiros, eu mesma desconhecia, quando ano passado explodiu uma notícia na Folha de S. Paulo sobre a série de livros escritos em inglês por uma autora brasileira de pseudônimo Lilian Carmine. Seus livros da série Lost Boys passavam de milhões de visualizações na plataforma e devido a boa repercussão, os direitos de publicação foram vendidos a Handom House, uma grande companhia editorial. Aqui no Brasil, o primeiro volume saiu pela LeYa. Então, pense na euforia que essa notícia causou na galera, principalmente entre os autores! Nossa, ser lido por milhões! É, mas vamos com calma, meu jovem, muita calma. Não é só jogar seu romace/contos lá Wattpad que você vai ver chover leitores e propostas de publicação. A história de Lilian Carmine nos mostra isso, a autora já trabalhou no meio editorial aqui no Brasil e cansada de tantas recusas, em 2010 resolveu começar a escrever um texto online com  um parco inglês, o que felizmente conquistou leitores e rendeu tão a sonhada publicação, mas isso levou TEMPO.

watt-pagComo o Wattpad, fundado por canadenses, começou a receber mais leitores e autores da língua portuguesa, prepararam o layout com essa opção, então você que é leitor ou autor vai ficar mais a vontade para desbravar o site. O usuário abre uma conta e controla seu próprio perfil, ele pode fazer o login usando a conta do Facebook ou Twitter e suas atividades podem ser visualizadas nas redes sociais. No seu perfil você pode organizar sua lista de leituras, marcas seus livros favoritos e avaliá-los. A plataforma permite que o usuário interaja tanto com o autor da obra quanto com outros leitores. O design do site é simples, lembrando que os livros podem ser classificados por gênero, o que facilita na busca do leitor e a melhor parte é que os textos do Wattpad podem ser lido em outros aplicativos! como no App Store, Google Play e Kindle Fire, então o usurário tem a liberdade de ler no PC, tablets ou celulares.

widbook

wid-pag

O Widbook tem o funcionamento bem parecido com o Wattpad, lá os usuários desfrutam das mesmas ferramentas que o site canadense utiliza. O Widbook, criado por brasileiros de Campinas em 2012, também permite que seus usuários publiquem suas atividades nas redes sociais e a leitura em outros aplicativos, em breve o CEO da empresa, diz fazer parceria com a Amazon. O usuário ao abrir o texto para a leitura tem ainda aproximação com o formato do livro físico, podendo visualizar duas páginas, diferente do Wattpad, uma página por vez. Apesar de ser um site desenvolvido por brasileiros, são poucos os frequentadores de língua portuguesa, então quem escreve só nesse idioma vai ter a desvantagem de encontrar poucos leitores e autores lá que o acompanhem. Um detalhe que achei bastante desagradável e que descobri escrevendo este post é que para fazer o login no Widbook, o site obriga você a seguir qualquer usuário da lista que mostra à esquerda para você pode continuar. Não sei se está acontecendo somente comigo, que não sigo ninguém lá, mas o fiz para entrar no site e mostrá-lo para vocês.

widbook-pag

Bom, espero que tenham gostado da dicas e que tirem proveito dessas ferramenta. Não se preocupem, é tudo 0800, ou seja, você não gasta nem um centavo e nem o leitor!

 Até a próxima!

Wattpad

Widbook

 Referências:

“Escrevi em inglês para ser lida”, diz autora.

Rede social brasileira Widbook abre escritório nos E.U.A.

 Wattpad: um planeta online de escritores e leitores.

Wattpad, uma ferramenta muito interessante para os escritores, leitores e editores.