[Resenha] A Profecia do David Seltzer

5

A profecia capa

Jeremy e Katherine Thorn são um casal quase perfeito. Ele é Embaixador e um ótimo candidato a presidente e ela sua fiel e linda esposa que o acompanha aos eventos e é uma ótima anfitriã. O quase vem porque falta uma coisa: um filho. Katherine já sofreu dois abortos e entrou em depressão após ambos. Agora ela está grávida novamente e Jeremy torce para que ocorra tudo bem enquanto viaja de encontro à esposa.

Chegando ao hospital o padre lhe dá a triste notícia: a criança nasceu morta. Jeremy entra em desespero porque sabe que a esposa não irá aguentar mais essa perda, fora o fato de que ela não poderá ter mais filhos. O padre então lhe dá um conselho… uma criança nasceu naquele mesmo dia e a mãe morreu no parto, não tem parentes próximos e é sozinha no mundo. Jeremy então adota a criança e a apresenta a esposa como se fosse sua. E é aí que os problemas envolvendo o pequeno Damien começam.

Primeiro eles não conseguem batizar a criança que chora desesperadamente quando entra na igreja. Agora, com quatro anos Damien é cercado de tragédias e Jeremy se vê forçado a procurar sobre o passado da criança. Quem é sua verdadeira mãe? Ou melhor, quem é Damien?

A Profecia é um clássico do terror e acredito que quase todos já ouviram falar sobre o livro direta ou indiretamente. Ele tem duas adaptações, uma de 1976 e um remake de 2006. Vi o remake e pelo que me lembro ele é fiel ao livro.

As partes envolvendo Damien são o ápice do livro, como quando sua mãe o leva ao zoológico e os animais ficam loucos ao ver o menino. A forma como todos vão se afastando da família vai levando principalmente Katherine ao fundo do poço. O suspense no livro é muito bem construído. Achei somente alguns fatos com as personagens, como o fotógrafo que tem uma obsessão por Jeremy meio estranhos e forçados mas não tirei nenhuma pontuação por causa disso. O livro é ótimo como um todo.

Eu tenho essa edição da imagem acima e se você comprá-la em algum sebo recomendo que não leia as orelhas. Elas contam praticamente o livro todo e fatos que você só vai descobrir no final estão bem explícitos ali.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Editora: Record
Autor: David Seltzer
Origem: Estrangeira
Título original: The Omen
Ano: 1976
Número de páginas: 200
Skoob