[Resenha] Corações Feridos da Louisa Reid

0

corações feridos

Em Corações Feridos conhecemos a história das irmãs gêmeas: Hephzi, uma linda menina que como toda adolescente deseja ter vários amigos e um lindo namorado e Rebecca que sempre viveu à sombra da irmã. Ela sofre de uma doença chamada Treacher Collins que a deixa com uma séria deformidade no rosto e por isso “adaptar-se” para ela é muito difícil.

Elas precisam se adaptar porque só agora na adolescência que elas tiveram a oportunidade de ir à escola. São filhas de um reverendo e foram educadas em casa, mas não é tão simples assim…

A história já começa com Hephzi morta e um mistério com relação a causa da morte. Com o tempo vamos vendo como é realmente a vida dentro da casa de Rebecca e que além da criação medieval que elas levaram, a família carrega um segredo obscuro.

O livro é dividido entre o relato de Rebecca, iniciando logo após a morte de sua irmã e o de Hephzi que se inicia quando elas começam a ir à escola. Divididos entre passado e futuro eles se unem no final.

Infelizmente esse livro não me agradou de várias formas. Primeiro que o grande segredo que fica em suspense o livro todo é logo desvendado e imaginado por qualquer leitor experiente, então quando ele é revelado não parece grande coisa. Segundo foi a personalidade das irmãs que não me agradou. Hephzi é inocente e isso se deve a criação que teve, mas eu a achei muito fria com relação à irmã. Deixa ela de lado na escola por causa da vergonha com relação a sua deformidade. Acredito que mesmo com a criação que elas tiveram, a irmã foi a única que se manteve ao seu lado por anos e é algo muito mesquinho abandoná-la agora que ela pode ter outros amigos.

Já Rebecca continua sofrendo com sua mãe indiferente e o pai agressivo, porém quando chega alguma oportunidade de contar seu segredo ou até mesmo de sair de casa, ela se afasta com o pensamento de que o pai irá encontrá-la. No relato fica claro que se ela continuar em casa vai acabar morrendo como sua irmã. Pode ser por causa da inocência também, mas para mim entre ficar em casa e morrer e fugir e talvez, somente talvez ser encontrada pelo pai e morrer, eu preferiria a segunda opção. Essa trava que ela tem pensando sempre que o pai irá enganar todos ao seu redor pelo motivo de ser um reverendo enjoa em certa parte do livro e você em vez de sentir pena, passa a sentir raiva.

Por esses motivos o livro fica com dois selos cabulosos. É uma trama recheada de clichês os quais a autora não soube trabalhá-los.

NOTA:

02-selos-cabulosos

Editora: Novo Conceito
Autor: Louisa Reid
Origem: Estrangeira
Título original: Black Heart Blue
Ano: 2013
Número de páginas: 256
Skoob