Os artigos são a classe gramatical mais subestimada e, ao mesmo tempo, esquecida da gramática. Por serem de simples assimilação, são escanteados após o término da aula. Vamos recordar?
Artigos definidos:
a, o, as, os
Artigos indefinidos:
um, uma, uns, umas
O que muitos professores ignoram e muitos alunos não atentam é quanto ao poder que os artigos possuem: o poder da substantivação. “Substantivação? E o que seria isto?”, você pode estar se perguntando.
Como o próprio nome deixa a entender, a substantivação é a capacidade que os artigos têm em transformar qualquer palavra em um substantivo.
Muito mais que verborragia de professor de português este conceito é muito útil para compreender determinados usos que fazemos na nossa língua.
Vamos aos exemplos:
A lua tingia o mar de prata.
O artigo “a” na frente da palavra “lua” define que “lua” seja considerado um substantivo. Outro exemplo:
O se é uma conjunção condicional.
Eu vou embaralhar a sua cabeça neste momento, mas não percamos “o fio da meada”; mesmo que a frase defina no “se” como uma conjunção condicional, repare que antes do “se” existe um artigo, o artigo “o”. Se “o” é um artigo, isto indica que o “se”, nesta frase, neste contexto, não é uma conjunção condicional; ele foi substantivado, ou seja, tornou-se um substantivo.
Mas imaginemos que você seja um produtor de conteúdo para a web ou um(a) futuro escritor(a) qual a implicação deste conceito? Este assunto será tema de nossa próxima aula, porém vamos a uma breve explicação para validar tudo o que tenho dito.
Vocês se lembram de que em português nós temos quatro tipos diferentes de porquês. Dentre eles, existe o porquê (junto e com acento circunflexo). A gramática conceitua este porque como substantivo, por quê? Por que antes dele sempre teremos um elemento que o transforma em substantivo e qual seria esse elemento? Ora, dentre eles, temos o assunto deste post: o artigo. Olhem o exemplo abaixo:
Os porquês de Ana deixavam todos irritados.
Como você lê esta frase? Ou melhor, como você a compreende? Que Ana é uma garota que vive interrogando os outros, fazendo tantas perguntas que é capaz de irritar as pessoas próximas a ela. Como leitores temos a capacidade de perceber a intencionalidade de determinadas frases, porém como escritores precisamos causar este efeito e nada melhor do que o conhecimento para saber usufruir dele na hora certa.
Bem, como disse trataremos do uso da substantivação dos artigos analisando alguns exemplos na próxima aula.
É isso, um forte abraço.
![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


