[Anime] Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

2

Abertura

 

E vamos falar do anime de 2013! O mais falado, o mais elogiado, o mais odiado! Ele vale tudo isso? Primeiro vamos a uma curta sinopse.

Sinopse

Há anos surgiu o maior inimigo da humanidade. Os titãs, como são chamados as criaturas gigantescas que aparentemente não tem inteligência e só vivem para uma coisa: comer, e claro, comer humanos. A humanidade então se esconde atrás de grandes muralhas e vivem em paz durante um pouco mais de um século. Até que aparece o titã colossal, uma criatura antes nunca vista e que supera o tamanho das muralhas. A cidade então é invadida. Nela mora Eren Jaeger que quer conhecer o mundo lá fora e odeia o conformismo do exército em simplesmente sobreviver e não lutar contra o inimigo. Isso se torna claramente um erro quando os titãs entram na cidade e a policia não tem preparação para isso. Muitos morrem, inclusive a mãe de Eren que então jura exterminar todos os titãs.

primeira

Crítica

Algumas coisas chamam a atenção de imediato no anime, como por exemplo a ação que é impecável. As cenas das lutas com os titãs são muito bem feitas e muitas delas podem te deixar arrepiado. Outra coisa boa é que o anime é recheado de clichês, mas o autor os trabalha muito bem. Por mais que você já tenha visto aquilo em outros lugares, acaba ficando a dúvida “Será que é isso mesmo que vai acontecer?” o que acaba deixando os episódios com um ótimo suspense no que se refere ao que virá a seguir. Sempre que um acaba você fica doido para ver o próximo e desvendar o que irá acontecer.

Há também a sensação de perigo real o tempo inteiro. Não é o tipo de anime que quando os personagens passam por uma situação crítica você sofre, mas sabe que no final vai ficar tudo bem. Aqui os personagens podem se machucar e até morrer.

segunda

Mas o anime só tem coisas boas? Er… não.

Uma coisa que me incomodou foi eles usarem bastante formas para deixar a cena empolgante. Aquele negócio do personagem dizer uma fala e acontecer uma explosão no fundo. Isso é usado muito nesse anime. Então algumas cenas que eram pra ser fodas, acabam sendo idiotas por causa desse efeito.

O anime tem humor, pode acreditar. Muitas vezes em meio a tensão você acaba rindo, porém não sei se os titãs fazem parte do humor. Alguns são realmente assustadores, mas outros… bem, vou deixar um gif que explica tudo.

gif 1

É claro que Shingeki no Kyojin vai muito além disso. Existem outros personagens além de Eren e existe mais do que uma história de vingança da humanidade. Descobrir por que os titãs existem, como surgiram e qual o objetivo deles é o outro grande foco do anime. A primeira temporada deixa muita coisa a explicar (e infelizmente a segunda só ano que vem). Porém eu não quero revelar algumas coisas que iriam tirar a emoção de ver isso no anime. Os primeiros episódios acabam sempre com uma cena chocante que merece ser assistida e não comentada.

E o mangá?

Então, eu não li o mangá. Me deixei levar pelas críticas negativas. Que críticas são essas? Pelo que vi a maioria comentando, essa ação que disse ser excelente no anime deixa a desejar no mangá. O traço também ajuda nesse caso, visto que não é muito bom no começo do mangá, deixando as cenas de ação muito confusas. Mas isso não é minha opinião, porque não li o mangá. Então se você leu, por favor deixe suas impressões.

mangá

Não é o melhor anime de todos os tempos, mas com certeza é excelente.

Nota

04-selos-cabulosos

Encerramento

Número de episódios: 25
Foi ao ar em: 7 de abril de 2013
Gêneros: Ação, Drama, Fantasia, Shounen, Super Poderes