O cantor Otto sempre afirma em entrevistas que sua relação com o mundo dos livros é bem próxima. Ele faz questão de deixar claro que seus autores favoritos influenciam seu trabalho, seja na composição de novas músicas, seja na criação de conceitos para os seus videoclipes. E a presença da literatura na obra do artista não é difícil de identificar.
Metamorfose musical
Em 2009, Otto lançou o disco, muito elogiado pela crítica, Certa manhã acordei de sonhos intranquilos. O trabalho realmente é fantástico e seu título chama a atenção pela referência que o cantor faz ao maior clássico de Franz Kafka. A Metamorfose começa com a frase: “Certa manhã, ao despertar de sonhos intranqüilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso” e o disco de Otto vai falar também de um período de transformações pelas quais passou em diversos pontos da vida até então. Ponto para a intertextualidade.
Adaptações videoclipadas
Não é só em títulos que a literatura serve como fonte de inspiração para o artista. Selecionei dois videoclipes de Otto em que, como o próprio admite, foram baseados em obras de autores que ele admira:
Pelo Engarrafamento – O beijo no asfalto (Nelson Rodrigues)
O clipe é bem simples. Otto corre enquanto canta os versos da música do álbum Condom Black, lançado em 2001. E passaria batido não fosse seu final uma reprodução da cena que desencadeia todos os conflitos da minha peça favorita de Nelson Rodrigues: o atropelamento seguido do beijo (ainda que ele não seja devidamente mostrado).
O que dirá o mundo – Kholstomér (Liev Tolstoi)
O último clipe lançado pelo cantor pertence ao disco The Moon 1111, lançado em 2012. O vídeo foi inspirado no conto Kholstomér, de Tolstoi, cujo protagonista é um cavalo. No clipe, Otto interpreta o animal que nomeia o conto e não tem, assim como a atriz Amanda Lira, o menor pudor de explorar sua nudez para construir a narrativa visual. Vale muito a pena conferir o resultado do clipe dirigido por Camila Botelho.
Mas combina?
Música e literatura sempre combinam. E se tem algo que eu gosto é ver artes que eu aprecio interagindo, principalmente quando a fusão é bem-sucedida. Otto é um dos artistas que eu mais gosto da atual música brasileira e acho importante falarmos de alguém que faz dos livros um dos elementos para compor um ótimo trabalho musical. Além de torcer para que ele faça escola e esse hábito se propague cada vez mais.




![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


