Ser um leitor não é fácil, se você está lendo este post sabe perfeitamente como é isto: ora as pessoas jugam você de cdf ou exibido por andar com livros para cima e para baixo, ora estão “usando” você quando precisam de alguma luz na vida delas – afinal de contas você é um leitor, logo deve ser inteligente, logo pode deixar o colega copiar o seu trabalho de literatura… NÃO!
Contudo há estereótipos que são verdadeiros e muito louváveis: é normal que você perca mais tempo em uma livraria do que os outros mortais ou que você gaste metade do seu salário (ou mais!) com livros que ficaram na estante esperando o momento certo para serem lidos. Sim. Sim! Não importante o quanto fujamos (<—– este verbo está corretíssimo) somos clichês ambulantes, afinal de contas somos leitores e isto é bom.
Veja abaixo algum destes clichês que você se orgulha em possuir:
1. Não sair de casa sem um livro da bolsa.
2. Você é conhecido por estar em restaurantes, bares ou no cinema com um livro a tira-colo.
3. Estar em movimento é uma fonte de estresse, pois você não conseguirá desfrutar dos seu livro raro…
4. … isto se dá porque você não consegue se desapegar de suas edições raras, o que lhe dá os status além de Book Lovers também de colecionador(a).
5. Você preferiria comprar um outro livro para uma pessoa a emprestar o seu…
6. …pois você sabe que não existe nada pior para um Book Lover do que um livro com páginas dobradas, orelhas… isto é, se você ver seu livro novamente.
7. Você pode ser agressivo quando argumenta em prol do seu livro favorito.
8. O natal é apenas uma desculpa para você dar de presente livros clássicos ou raros para seus amigos e familiares, mesmo vendo a cara de decepção deles ao receber um Guerra e Paz no lugar de um gadgets moderno.
9. Algumas pessoas tem times favoritos, você tem traduções favoritas.
10. Se seu autor favorito escrevia cartas você as coleciona.
11. Biografias e wikipédia são seus tablóides de celebridades…
12. … já que uma parte de você está interessado(a) em saber como ele alcançou o sucesso. Isto tudo por que lá no fundo você ainda almeja escrever o próximo bestseller.
13. Assistir a uma adaptação ruim de seu livro favorito pode destruir o seu dia.
14. Encontrar um erro de digitação em um livro é como se alguém fizesse um barulho irritante que lhe causasse calafrios.
15. Que cheiro de comida que nada. O seu cheiro favorito é o livro.
16. Você possui opiniões inabaláveis sobre os eReaders.
17. Você fica horrorizado quando compra livros de bolso (As terríveis traduções!) Mas isto não o impede de comprar outro.
18. Morar próximo de uma livraria ou biblioteca é um grande investimento imobiliário.
19. Alguns dos seus momentos mais felizes era quando você estava lendo com seus pais.
20. Algumas pessoas resgatam animais abandonados, você resgata livros. Se encontrar um clássico jogado no meio da rua ou abandonado durante uma mudança você diz: “Podemos ficar com ele? Podemos, podemos?”
21. Você já fantasiou que encontraria seu grande amor em uma livraria.
22. Você fica chocado, confuso e desapontado, quando sua história de vida não segue um arco narrativo lógico: “não era para ter acontecido desta maneira”, você pensa quando aquela pessoa especial desmarca aquele encontro tão aguardado. Ai você volta a ler seu livro favorito, pela 8ª vez.
23. Quando alguém lhe pergunta: “O que você faz para se divertir?”, e você fica surpreso por as pessoas não considerarem leitura uma diversão.
24. Você considera áudio-livros a perfeita trilha sonora de uma viagem.
25. Você tira um dia de folga quando o livro mais recente de sua série favorita saiu.
26. … e sua farra da sexta-feira é um bom vinho, uma cadeira confortável e um bom livro.
E você, Book Lover? Se identificou com qual estereótipo?
Via Huff Post