[Resenha] Tipo Destino de Susane Colasanti

0

Tipo-Destino-FrenteEdição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632612
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Ana Lucia Guilherme Rodrigues

E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… “Este livro me deu vontade de mudar minha vida.” THE TRUTH ABOUT BOOKS “Uma narrativa inteligente e rápida…” KIRKUS REVIEWS

E a resenha de hoje é sobre um dos títulos da Editora Novo Conceito que recebi. Não sou muito fã de ‘histórias para adolescentes’, mas algo me chamou a atenção nesse livro. Sem contar a capa, que já me deixou curiosa acerca do triângulo amoroso sugerido nela. Então, vamos lá.

Lani e Erin compartilham segredos, festas e uma amizade de anos. Um evento traumático no passado as deixou mais unidas. Apesar das personalidades diferentes, elas sempre estão juntas. Até que um dia Erin arruma um namorado. Erin é leonina, de gênio forte e sempre é o centro das atenções por sua beleza e popularidade. Lani é taurina, e louca por horóscopo. É também muito sensível, principalmente quando alguém discorda de suas previsões e crenças nos signos. Tem um amigo chamado Blake, que é gay mas nunca assume, por medo da ira de seu pai, um homem muito rígido com o filho.

A história não é muito diferente da maioria dos filmes que passam em sessão da tarde: grupinhos na escola, divididos por classe, status e preferências, diretores pegando no pé dos alunos, esportistas, nerds, garotas que gostam de fofocar e todo o clima que permeia o universo adolescente na escola. Bem clichê. E ainda assim, eu não consegui parar de ler. Terminei a leitura no mesmo dia.

Como eu tinha dito antes, Erin arruma um namorado: Jason. A relação dele com Erin não tem muitos rodeios. Eles são lindos, populares, mas ele encontra em Lani uma afinidade natural, e ao mesmo tempo assustadora [que ele não possui com Erin]. Logo um sentimento começa a surgir entre os dois mas Lani reluta o tempo todo, porque ela não quer colocar em jogo sua amizade de longa data com Erin. A questão é que o destino parece testá-la com relação a isso… E Erin viaja nas férias…

Logo as barreiras de resistência caem por terra e Lani se envolve com Jason. Mesmo ele tendo rompido com Erin, Lani acha melhor esconder o relacionamento até a volta da amiga. Mas nesse meio tempo, inúmeras situações acontecem que vão complicar Lani mais a frente, seja com os amigos, seja com o próprio Jason e, claro, com Erin…

É difícil falar nesse livro sem contar muito do enredo. Mas uma coisa posso dizer: É até compreensível a reação de Erin com relação ao que houve. Não que seja justificável, mas qualquer um poderia aprontar o que ela aprontou com Lani para se vingar. Lani, apesar da história sugerir que ela ‘toma’ o namorado da amiga, não é uma ‘vilã’ como muitos pensam que uma garota nessa situação pode ser. Às vezes, as coisas simplesmente acontecem e não tem como fugir disso.

A história é contada de forma rápida, com capítulos curtos, e pode ser saboreada numa tarde apenas, debaixo de uma árvore, na varanda do apartamento, ou deitado[a] num tapete na sala. Os personagens são bem distintos, apesar dos clichês comentados acima, e é impossível não se identificar com ao menos um deles. A autora, Susane Colasanti, escreveu uma história que prende sua atenção do início ao fim sem entediar em momento algum. Você sempre lê um capítulo esperando o próximo pra saber o desfecho dos personagens.

Leitura recomendada.

Nota:

05-selos-cabulosos