[Resenha] Novembro de 63 do Stephen King

5

novembro-de-63

O que você faria se descobrisse um túnel do tempo e descobrisse que pode viajar para 1958? Al Templeton descobre um nos fundos da sua lanchonete. Ele aproveita bem no começo, tirando férias e comprando carne mais barata, mas percebe que pode fazer além disso, porém é atacado por um câncer e vê que não irá conseguir, então ele recruta Jake Epping, um simples e solteiro professor de inglês para cumprir a missão que ele não pôde: salvar Kennedy.

Muitas pessoas se perguntaram como seria um livro do King de ficção científica. Escrever sobre viagem no tempo é algo árduo e pode ser uma cova, mas ele se saiu muito bem. Há regras para a viagem no tempo, como por exemplo: Sempre que você entra no que eles chamam de “toca do coelho” é 11:58h da manhã de 9 de setembro de 1958. Você pode fazer qualquer alteração e voltar, mas se retornar à toca, tudo se reinicia. Mesmo que você passe anos dentro da toca de coelho, sempre serão somente 2 minutos no nosso tempo. Essas são as regras principais com que King trabalha.

Jake não se sente inclinado a passar 5 anos da sua vida no passado para salvar, ou tentar salvar Kennedy, mas 1958 o conquista com seus preços baixos e pessoas simpáticas. Ele antes testa como mudar o passado pode alterar o futuro salvando a família de um dos seus alunos que fora massacrada. Esse aluno morava em Derry e bem, se você leu “A Coisa” vai encontrar alguns personagens queridos – e outros não.

Salvar a família do seu aluno Harry é algo completamente difícil e parece que tudo, que alguma coisa está contra ele e quer impedi-lo. Ele sabe então que salvar Kennedy não vai ser nada fácil, mas tenta. Se estabelece no passado e se prepara para confrontar e se necessário matar Lee Oswald. Só que ele não sabe como mexer com o passado pode ser completamente desastroso para o futuro.

É claro que num livro de Stephen King não pode faltar as cenas de horror e suspense. Elas existem e são muito bem feitas, sofri apreensões em várias partes do livro. A nota só não vai ser máxima por causa do final. Não foi ruim, mas eu gostaria que fosse melhor… você vai ter que ler pra entender.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Ficha Técnica:
Editora: Suma de Letras
Autor: Stephen King
Origem: Estrangeira
Título original: 11/22/63
Ano: 2013
Número de páginas: 736
Skoob