É dia de conhecer mais um editor de texto especializado para escritores.
Aqui na coluna Rascunho, a gente já falou sobre o yWriter, o Scrivener e o Scapple.
Hoje, vamos falar um pouco sobre o OmmWriter.
O Omm é um bom programa para quem tem problema de falta de atenção. Se você é daquelas pessoas mais dispersas que não consegue focar no texto sem olhar Facebook, Twitter, Gmail e Tumblr – Duas vezes cada – então esse software é algo que você precisa experimentar.
O que ele faz é basicamente uma das funcionalidades que a gente já discutiu quando falou sobre o Scrivener: um bloqueio de todo o seu computador. A tela cheia ocupa cada centímetro da sua tela e exibe absolutamente nada a não ser o seu texto.
Entre as funções do Omm, você pode mudar o plano de fundo da tela, para acalmar os olhos com nuances de cores calmas. E o menu só aparece com a movimentação do mouse. Sem isso, a tela fica completamente vazia e focada só no seu trabalho.
O OmmWriter traz trilhas sonoras padronizadas que vão do jazz e blues a sons ambientes de água, por exemplo. Você pode trocar entre elas com um simples toque.
Tenho que confessar que não foi meu editor de texto favorito. Principalmente porque o amor da minha vida, o Scrivener, tem essa função. Não exatamente assim, mas tem essa ideia de bloquear o resto do computador para te deixar escrever em paz.
O interessante do OmmWriter é que, para adquiri-lo, você escolhe quanto quer pagar. Eles sugerem um mínimo de pouco mais de 4 dólares e informam que a média das contribuições é de pouco mais 7 dólares. Mas você pode escolher contribuir com quanto você quiser.
Para quem gosta de escrever de um modo mais livre e tem problema de manter a atenção, o Omm pode ser uma boa pedida.
No mais, é um bom software para se ter no pc. Por quê? Bem, um dos modos de quebrar o bloqueio criativo é tentar inovar o local de escrita. E essa inovação de local não precisa ser só física. Mudar o ambiente de trabalho virtual também pode contribuir!
Espero que a dica seja útil!