[TOP] Os 12 melhores livros de fantasia de 2013, segundo o BuzzFeed

4

A lista definitiva dos melhores trabalhos de fantasia deste ano, com tudo relacionado a bruxas, duendes e o mais importante… dragões.

12. The Tyrant’s Law, de Daniel Abraham

enhanced-buzz-7547-1386186068-19

Porque ele está lista: Ignore a citação de o beijo da morte de George R.R Martin. Daniel Abraham e sua The Tyrant’s Law” segue corajosamente os passos de Martin e Joe Abercrombie e faz melhor que eles criando um vilão verdadeiramente simpático.

Leia se gosta de: intrigas políticas, fantasia quente e lenta, enigmas morais.

11. The Promise of Blood, de Brian McClellan

Promise_of_Blood

Porque ele está na lista: Não é fácil aliar estabelecimento militar com o  gênero fantasia, mas isso é só o que Brian McClellan está pedindo para você fazer em seu “Promise of Bood”. Adicione a isso um sistema de magia único e pitadas de estética steampunk e você tem a primeira peça de uma trama incrível.

Leia se gosta de: mosquetes, homens em uniformes, regicídio (é o assassinato de um rei, seu consorte, de um príncipe herdeiro ou de outras formas de regentes, como presidentes e primeiro-ministros.)

10. A Memory of Light, de Brandon Sanderson (and Robert Jordan)

enhanced-buzz-23548-1386187631-10

Porque ele está na lista: Brandon Sanderson foi praticamente obrigado a pousar um 747 sem um arranhão depois que o piloto morreu no caminho. Ou seja, Brandon foi convidado a dar continuidade a saga de Robert Jordan, o criador da saga “A Roda do Tempo”, que saiu esse ano pela editora intrínseca, mas que morreu sem encerrar sua épica saga. O fato é que ele fez um livro que milhões de pessoas estavam pedindo para uma crítica que continua falando da grandeza de sua realização.

Leia se gosta de: varre os épicos de fantasia, as melhores obras de fantasia, recebendo uma medalha de mérito pelos 14 livros ao longo de um curso de mais de 20 anos. 

9. Emperor of Thorns, de Mark Lawrence

enhanced-buzz-26198-1386187724-1

Porque ele está na lista: Um autor de fantasia recebe um tonelada de reclamações ao lançar uma série de sucesso, que   originalmente era uma trilogia e depois se transformar em uma série de sete de livro que termina se transformando em uma saga sem data de ter fim. Mark Lawrence poderia ter feito essa escolha com a sua bem sucedida trilogia Emperor of Thorns”, mas ele terminou em um período grande e gordo e ainda explicou o por que no posfácio.

Leia se gosta de: a ambiguidade moral, comportamento sociopata

8. The Tattered Banner, de Duncan M. Hamilton

enhanced-buzz-30559-1386188422-8

Porque ele está na lista: Às vezes você só precisa de uma boa luta de espadas, ou uma tonelada de lutas de espadas. Este ano o autor Hamilton com seu livro The Tattered Banner” pega o arco do “menino pobre que faz o bem” e transforma-o em algo mais do que a soma de suas partes.

Leia se gosta de: espadas (duh), uma pitada de romance, configurações de sala de aula.

7. Luminous Chaos, de Jean-Christophe Valtat

enhanced-buzz-16599-1386188008-7

Porque ele está na lista: O primeiro livro do escritor Valtat com seu Mysteries of New Venice” da série Aurorarama de enredo impecável com exploradores vitorianos, dirigíveis steampunk e o consumo excessivo de álcool de absinto. Já em Luminous Chaos” adiciona Paris, viagem no tempo e reafirma a crença de que ninguém deve ver os tornozelos de uma senhora.

Leia se gosta de: chá, etiqueta, viagem no tempo e bailes de máscaras.

6. The Golem and the Jinni, de Helene Wecker

enhanced-buzz-17463-1386188053-11

Porque ele está na lista: O livro “The Golem and Jinni” de Wecker é uma realização incrível de como ela analisa a ida dos imigrantes para Nova York na virada do século, através dos olhos de Golem um polonês e Jinni uma árabe. A caracterização é hábil como é a combinação de fábula e metáfora.

Leia se gosta de:  Antiga Nova York, Ellis Island, mito e fábulas, visitando museus e cortiços.

5. The Thousand Names, de Django Wexler

enhanced-buzz-25477-1386188106-13

Porque ele está na lista: Fantasia imperialista parece estar na moda, mas ninguém a fez melhor em 2013 do que Django Wexler. Pegue um colonialismo, misture com alguns  demônios e você terá The Thousand Names”, de Django Wexler.

Leia se gosta de: exploração,  mulheres fingindo ser homens em contextos militares.

4. The Red Knight, de Miles Cameron

enhanced-buzz-14188-1386268047-25

Porque ele está na lista: Miles Cameron conseguiu colocar mais de dez pontos de vista diferentes, em um mesmo livro e ainda sair com uma história que quebra várias convenções tradicionais de fantasia  e expõem, daqui para frente, uma nova forma de escrever fantasia. Por que ter um herói quando você pode ter nove?

Leia se gosta de: vários narradores, mercantilismo, deuses antigos que precisam de adoração ou que possuem uma super-mega raiva.

3. O Oceano no Fim do Caminho de Neil Gaiman

Oceano-no-fim-da-linha-capa

Porque ele está na lista: É Neil Gaiman.

Leia se gosta de: horror bucólico, ficção adulta de Neil Gaiman, crianças precoces que são tão sábios que aparentam mais que sua idade. 

2. Babayaga, deToby Barlow

enhanced-buzz-25594-1386188806-16

Porque ele está na lista: Um quarto de existencialismo , um quarto de humor, mais um quarto de Guerra Fria e para terminar  um quarto de bruxas. Misture até ficar bem misturado e fique com sua mente completamente destruída.

Leia se gosta de:  Kafka, tristes romances russos, Hercule Poirot.

1. London Falling, de Paul Cornell

enhanced-buzz-26167-1386188366-8

Porque ele está na lista: policial corajoso encontra terrorista sobrenaturais com carregamento de drogas, conflitos internos e emocionante narrativa que torna-o o melhor livro de fantasia do ano. Cada personagem é bem construído e o conceito é bom, embora você não vai querer pegar este livro e muito menos lê-lo após a meia noite.

Leia se gosta de: horror urbano, a força policial de Londres, Lutero e Inspetor Lewis são enviados para um realidade alternativa.

Desta lista apenas “O Oceano no Fim do Caminho” foi lançado no Brasil, quem sabe com a divulgação, as editoras se interessam em trazer algumas destas fantásticas histórias.

 Fonte