[Notícia] A última canção de Bilbo chega ao Brasil

9
Capa de brochura
Capa de brochura

A editora Martins Fontes traz mais um livro de J. R. R. Tolkien para o Brasil. Desta vez, A última canção de Bilbo chegou às livrarias dia 28 de outubro em edições de brochura e capa dura com 32 páginas e ilustradas por Pauline Baynes – ilustradora preferida de Tolkien e muito citada em suas cartas.

O livro conta a história de forma poética o momento em que Bilbo Bolseiro faz a sua última viagem para o Oeste enquanto ele rememora sua primeira grande aventura. As ilustrações contam simultaneamente ambas as narrativas.

Uma breve sinopse de A última canção de Bilbo:

1380166_621256367911503_1322681567_n
Capa dura

O poema é cantado por Bilbo Bolseiro nos Portos Cinzentos, quando ele está prestes a deixar a Terra-média. Cronologicamente isso se situa ao final de O Retorno do Rei, apesar de ter sido escrito mais tarde e nunca incluído em O Senhor dos Anéis.

A Última Canção de Bilbo era originalmente um texto sem ligação com a história de Bilbo, intitulado Vestr hum haf, mas Tolkien o mudou em outubro de 1968. Foi dado pelo autor como um presente para sua secretária Joy Hill em 1968, depois que ela o descobriu na biblioteca de Tolkien. Após a morte de Tolkien em 1973, Joy Hill mostrou o poema para Donald Swann, que gostou tanto que resolveu transformá-lo em música e incluiu-o na segunda edição de The Road Goes Ever On*, em 1978. O poema também foi ilustrado por Pauline Baynes, e publicado como um pôster em 26 de novembro de 1974.

Via Valinor