Podcast: Play in new window | Download (505.8KB)
Olá Amigo leitor assíduo ou casual, quem vos fala é o Danton Brasil, e chega de firulas vamos ao assunto. Lhes trago dois eventos singulares que, por um acaso do destino, poderiam ter mudado o destino da atual língua universal. Can you read this?
Situação Histórica:
O início de tudo se tem com os Celtas. Os Celtas foi um povo antigo, descendente dos habitantes da Europa na Era do Bronze e habitou vários locais, entre os quais Portugal, Espanha, Alemanha e Inglaterra (onde estavam estacionados por mais tempo) . Já com o Império Romano na Ilha da Grã-Bretanha, esse povo foi sofrendo influências cada vez mais pesadas, assimilando características do Latim a sua linguagem primitiva (chamada de Celta-Bretã) Palavras latinas naturalmente passaram a ser usadas para muitos dos novos conceitos. Devido às dificuldades em Roma enfrentadas pelo Império, as legiões romanas, em 410 A.D., se retiram da Bretanha, deixando seus habitantes celtas à mercê de tribos inimigas do norte (Scots e Picts). Uma vez que Roma já não dispunha de forças militares para defendê-los, os celtas, em 449 A.D., recorrem às tribos germânicas (Jutes, Anglos, Saxons e Frisians) para obter ajuda e estes invadem a ilha e lá se estabelecem, estruindo vilas e massacrando a população local. Os celtas-bretões sobreviventes refugiam-se no oeste. Prova da violência e do descaso dos invasores pela cultura local é o fato de que quase não ficaram traços da língua celta no inglês. São desses povos que o Inglês irá nascer, misturando os dialetos Anglos e Saxões. Desde aquele tempo até hoje, essa língua sofreu muitas influencias e assimilações, podendo ser dividida em três fases: o Inglês Antigo, o Inglês Mediano e o Moderno.

Agora que vocês estão situados, quero chamar a atenção a respeito de um fato. Existe uma floresta, chamada de Teutoburgo, onde as tribos germânicas emboscaram três legiões romanas e as mataram. Incrível? pois é. se, pelo simples fato de: as Legiões Romanas ganhassem e matassem os Anglos e Saxões, o inglês nunca nasceria. E ai já era a Inglaterra como conhecemos e depois dela sua filha, os EUA. Essa batalha delimitou a fronteira imperial romana no Rio Reno.
– Onde a língua inglesa quase foi morta antes de nascer
————–Informações Extras————
Inglês Antigo: constituído mais de dialetos germânico, e pouca influência latina
Inglês Mediano: Influência Francesa, perda de pronúncia e de palavras
Inglês Moderno: nova unificação da língua.
——Para quem quer se aprofundar: ouça o “Pai Nosso” em Inglês Antigo:
http://www.sk.com.br/lp-all.wav
Até a Próxima, pequenos Padawans.




![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


