Vozes do Passado (que podemos escutar)

6

Olá  Pessoa viva (ou não) que me lê agora, aqui quem vos datilografa é o Danton Brasil (@dantonbrasil).

HOMEM-CACADOR-2

Você, leitor cabuloso, já se perguntou como soavam as línguas primitivas? Eu já. Como é de conhecimento geral, as maiores línguas do mundo possuem porcentagem do latim. Há alguns séculos atrás, o centro do mundo ficava em Roma, e sua língua era a mais falada e consequentemente, a universal. (para terem uma ideia, o inglês possui estimados 30% do latim, e o português 70% ). Antes, muito antes dessa época, em estimados 4.500 e 2.500 a.C, a língua  falada era o PIE (Proto-Indo-European), que é uma super língua ancestral de quase todas as outras línguas (se vocês falam alguma língua européia, relaxe, você está falando um derivado do proto indo europeu.) Em 1868, um linguista alemão chamado August Schleicher reconstruiu o vocabulário da PIE e criou uma fábula no idioma, chamado A Ovelha e os Cavalos. (se ouve uma torre de Babel, apostaria uma pizza que eles falavam assim).

Escutem como soa:

H2óu̯is h1éḱu̯ōs-kwe

h2áu̯ei̯ h1i̯osméi̯ h2u̯l̥h1náh2 né h1ést, só h1éḱu̯oms derḱt. só gwr̥hxúm u̯óǵhom u̯eǵhed; só méǵh2m̥ bhórom; só dhǵhémonm̥ h2ṓḱu bhered. h2óu̯is h1ékwoi̯bhi̯os u̯eu̯ked: “dhǵhémonm̥ spéḱi̯oh2 h1éḱu̯oms-kwe h2áǵeti, ḱḗr moi̯ aghnutor”. h1éḱu̯ōs tu u̯eu̯kond: “ḱludhí, h2ou̯ei̯! tód spéḱi̯omes, n̥sméi̯ aghnutór ḱḗr: dhǵhémō, pótis, sē h2áu̯i̯es h2u̯l̥h1náh2 gwhérmom u̯éstrom u̯ept, h2áu̯ibhi̯os tu h2u̯l̥h1náh2 né h1esti. tód ḱeḱluu̯ṓs h2óu̯is h2aǵróm bhuged.

A tradução:

A Ovelha e os Cavalos

Uma ovelha que não tinha lã viu cavalos, um deles puxando uma carroça pesada, um carregando uma grande carga, e um carregando rapidamente um homem. A ovelha disse aos cavalos: “Meu coração dói, de ver um homem controlando cavalos.” Os cavalos disseram: “Escute, ovelha, nossos corações doem quando vemos o seguinte: um homem, o mestre, faz da lã da ovelha um abrigo quente para si mesmo. E a ovelha fica sem lã.” Tendo escutando isso, a ovelha fugiu pela planície.

Está é, a evidencia da língua complexa mais antiga existente.

——BÔNUS——

Recentemente, com o avanço do scanner ótico, conseguiram reproduzir, a partir de um modelo 3D de alguns discos de cera que Alexander Graham Bell deixou para trás , a quase 140 anos atrás. E perceba ele dizer “Hear My Voice, Alexander Graham Bell”. Simplesmente ANIMAL.

Para quem quer se aprofundar  (é necessário conhecimento em inglês):

fontes usadas: http://www.zuti.com.br/escute-a-voz-de-alexander-graham-bell-gravada-a-128-anos-atras/ e http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI343278-17770,00-ESCUTE+A+LINGUA+QUE+NOSSOS+ANCESTRAIS+FALAVAM+HA+MIL+ANOS.html