“Olho por Olho” de Jenny Han e Siobhan Vivian – Você se aliaria a alguém por vingança?

0

Olho-por-Olho-FrenteEdição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632780
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Camila Werner
Skoob
Sinopse:

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Um livro onde você encontra adolescentes com personalidades distintas uma da outra e dispostas a se vingar de pessoas que as humilharam. Onde você encontra algo assim? Em Olho por Olho, lançamento da Editora Novo Conceito, escrito por Jenny Han e Siobhan Vivian. 

Nunca tinha lido nada dessas autoras e confesso que a capa, a princípio, não me atraiu muito. Nem a sinopse. Mas quando vi o brinde [bonequinho de voodoo], fiquei bastante curiosa e aceitei a cortesia de Karina, do Leitor Cabuloso. E não é que gostei da leitura? Fiquei tão empolgada que li numa madrugada as 320 páginas. O sono foi embora, e a cada capítulo eu ficava mais indignada com a vilã da história, de como ela poderia ser tão cretina. Eu falo de Rennie. E é dela que Kat quer se vingar. Além dela, as ‘vítimas’ são Reeve, que aprontou com Mary, uma garota tímida que morava na Ilha Jar e mudou-se para o continente uns anos atrás, mas voltou à Ilha bem diferente do que era antes. Temos também Alex, que Lília quer ver longe de sua irmãzinha caçula.

As 3 garotas não são amigas, mas acabam se envolvendo numa teia de acontecimentos que leva a um plano de vingança arquitetado por Kat, e Lilia [a asiática rica] aceita, mesmo sendo muito amiga de Rennie e Reeve. No início, a vingança começa leve, Alex é o primeiro alvo. Só que alguns fatos acabam por vir à tona. Nem tudo o que parece é verdade… Misto de culpa e remorso povoam os pensamentos de Lília, mas ela vai em frente com o plano…

Mary é a mais frágil, tem uma estima muito baixa e não se envolve com ninguém [até se aliar a Kat e Lilia]. As pessoas não lembram dela, e isso acaba sendo uma tática para ninguém desconfiar de suas intenções. Mas será que Reeve a reconhecerá?

Kat sofre bullying por parte da maioria das pessoas da escola. Culpa de Rennie, que era sua amiga e lhe passa uma rasteira, a fim de chamar a atenção de todos para si. Ela ama a popularidade, e passa uma impressão de garota rica, mas na verdade é pobre e tem vergonha de assumir sua condição financeira. Se ‘encosta’ nos amigos ricos, e Lilia é sua melhor amiga. Mal sabe ela no que Lilia se envolveu para prejudicá-la… De todos os personagens, achei Rennie a mais detestável. Fingida, faz de tudo pra passar por cima dos outros e conseguir o que quer. Não poupa esforços para humilhar as garotas menos populares. É capitã das líderes de torcida, e vive aos beijos com Reeve, o líder do time de futebol, convencido, cretino e todos os clichês de filmes para adolescentes que cabem bem em sua personalidade.

Apesar de parecer um roteiro clichê de filmes da sessão da tarde, com patricinhas, garotas excluídas, jovens riquinhos e fúteis, de conversas superficiais na sauna, o livro está longe de ser ruim. Ele deixa o leitor interessado a cada página. Você simplesmente não para de ler, é um capítulo melhor que o outro. As autoras conseguem prender o leitor até o último momento… A única coisa que eu não gostei, foi que ao chegar ao final do livro, descobri que só saberei o desfecho dos acontecimentos no segundo livro da série. Sim, a história é uma série, e para desespero dos leitores ansiosos [como eu]Dente por Dente só será lançado em novembro [haja paciência]. Até lá, só resta esperar pra descobrir o que vai acontecer com as protagonistas, se vão saber contornar as complicações que o plano de vingança acarretou e se finalmente, elas se sentirão vingadas com tudo isso…

Nota

5 selinhos