Top 10: Livros de Terror 2013

3

Olá leitores cabulosos! Seguindo a tradição do ano passado e em comemoração ao Halloween indicarei aqui livros de terror para entrar no clima! No último post ficou algumas dúvidas e vou solucionar já:

– Esse top 10 não engloba todos os livros que li, mas somente os lidos em 2013.– Não é necessariamente somente livros de terror, na lista irei colocar suspense e horror também.- Alguns livros ainda não tem resenha no site, mas assim que tiverem, linko aqui.

1 – O Mito de Cthulhu e outros contos – H.P Lovecraft

Histórias-de-Horror-O-Mito-de-Cthulhu

Primeiro livro que li do Lovecraft e virei super fã. Ele consegue nos prender e nos fazer temer com algumas coisas que podem ser banais.

Sinopse: Seres de outras dimensões que no passado reinaram sobre o nosso planeta estão à espreita para reconquistá-lo! Poucos sabem disso. Artistas, pintores e escritores – almas sensíveis – vislumbram sua existência em sonhos ou em acessos de delírio. Grupos primitivos , por estranhas razões, os cultuam. E apenas alguns poucos homens, verdadeiros heróis eruditos, buscam pistas sobre essas criaturas e as estudam. São os únicos que podem nos proteger. Numa mistura de horror e ficção científica, esse é o enredo da maior parte da produção de Howard Phillips Lovercraft, escritor norte-americano responsável pela criação do mito de Cthulhu, criatura até hoje cultuada por seitas diversas. Os contos de Lovercraft e suas criaturas tiveram tal repercussão que chegaram a influenciar bandas de rock, como Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath. Neste livro, reunimos alguns de seus contos mais importantes: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussuros na escuridão e O assombrador das trevas.

Resenha AQUI

2 – Os Mortos Vivos – Peter Straub

OS_MORTOS_VIVOS_1232300688P

Este estou lendo ainda, passei da metade e ele já entra com folga na segunda posição. Estou devorando!

Sinopse: A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de quatro amigos que foram a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James e Edward Wanderly, que tem o costume de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma em que é contada para o grupo. Quando uma série de estranhos eventos começam a acontecer na cidade, eles resolvem pedir a ajuda de Donald Wanderley sobrinho de Edward. Donald é um escritor e seu último livro fora sobre ocultismo, por isso a Sociedade acredita que as pesquisas que Donald fez para o livro possam ajudá-los. Donald chega na cidade e eventos ainda mais estranhos acontecem, alguns deles incluem uma ex-namorada de Donald, uma ex-moradora da cidade e alguns integrantes de uma das histórias de Sear James contada em uma das reuniões da Sociedade.

Resenha EM BREVE

3 – Desespero – Stephen King

DESESPERO_1231029600P

O suspense no começo desse livro é tão tangível que me deixou tensa.

Sinopse: Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 – uma das mais solitárias dos Estados Unidos – revela que nem sempre é fácil chegarmos ao nosso destino. O professor Jackson e sua esposa, a família Caver e o escritor Jonh Marinville sabem disso. O trajeto até a cidade de Desespero indica que a viagem será sombria e assustadora. Afinal, ao longo deste insólito caminho existe Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. Quem conseguirá sobreviver? Este é o ponto de partida do novo romance de Stephen King, “Desespero”.
Neste romance, o grande mestre descreve a luta apocalípitca entre Deus e o demônio que acontece na pequena cidade de Desespero. O terrível personagem Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos. O confronto é cruel e literalmente desesperador…. Prepare o seu fôlego e embarque nesta trama alucinante do mestre King.

Resenha AQUI

4 – O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson

O_MEDICO_E_O_MONSTRO_1304174820P

Esse não tem resenha e agora não me lembro o porque. É um livro de suspense que nos leva ao mito do lobisomem de certa forma. Um humano que tem duas personalidades, sendo uma delas, um monstro. Foi só uma pena que o livro é tão famoso que eu já sabia qual era o ápice.

Sinopse: As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino? Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação. O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.

5 – O Espírito do Mal – William Peter Blatty

O_ESPIRITO_DO_MAL_1252172569P

Do mesmo autor de O Exorcista e uma continuação do mesmo! Precisar dizer mais?

Sinopse: Quinze anos após ao exorcismo da garota possuída pelo demônio, Georgetown é assolada por uma série de macabros assassinatos. O Detetive Kinderman investiga e pouco a pouco descobre fatos que ligam os crimes a um perigoso assassino executado no mesmo dia do exorcismo.

Resenha EM BREVE

6 – Carrie, a Estranha – Stephen King

CARRIEN_A_ESTRANHA_1351081593P

Primeiro livro do King, mas não perde em nada para os seus atuais. Ele é curto o que torna a leitura super rápida.

Sinopse: Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.

Resenha AQUI

7 – Apenas uma Taça – Georgette Silen

APENAS_UMA_TACA_1309728948P

Finalmente um nacional na lista hahaha! Um livro com ótimos contos de vampiros!

Sinopse: Eles espreitam. À noite, nos castelos antigos, ou mesmo nas agitadas metrópoles. Procuram pela próxima presa, aquela que inadvertidamente cruzará seu caminho. E têm todo o tempo para alcançar seus objetivos, a caçada perfeita. A eternidade está ao lado deles. Parceira dos senhores da noite, que a eles oferecem um brinde… Desde as mais remotas culturas seus relatos alcançam os ouvidos e despertam a curiosidade e a imaginação do homem. São chamados por muitos nomes: Lâmia, Asanbosan, Hari Terut, Aswang, Nosferatu… Vampiro. Diferentes. Mas em comum, a eterna sede pelo sangue que carrega a vida que eles não possuem mais. Os contos desse livro trazem ao leitor 13 histórias onde os mais variados tipos de vampiros são trabalhados, dos seres mitológicos relatados pelos diferentes povos – e que serviram de base para o clássico monstro criado pelo mestre Stocker – até chegarmos ao “vampiro moderno”, o herói romântico e sedutor, que sofre pela humanidade perdida e tenta, a todo custo, ajustar-se entre os mundos. O convite para o drink está feito. Resta agora saber se você desejará apenas uma taça… Ou não?

Resenha AQUI

8 – A morte é uma Serial Killer – Valentina Silva Ferreira

A_MORTE_E_UMA_SERIAL_KILLER_1345851797P

Outro nacional, o segundo livro da Valentina e carrega um suspense que dura até o final.

Sinopse: Conseguirão os assassinos em série redimir-se dos seus pecados? Conseguirá um tratamento psiquiátrico levá-los à redenção? Ou será que a Morte é a melhor terapia? Em 2057 é promulgada, pelos estados membros das Nações Unidas, uma lei que obriga o cumprimento da pena de todos os assassinos em série do mundo, na Unidade de Segurança e Reinserção de Assassinos em Série, em Lisboa, Portugal. Dentro do Hospital, Erika (diretora), em conjunto com os seus colegas (Carl e Lidls) e contando com o apoio do Ministério da Justiça, cria um programa psiquiátrico que, segundo ela, levará os homicidas a arrependerem-se das suas atrocidades. Mas quando o tratamento parece começar a dar resultado…

Resenha AQUI

9 – Sob a Redoma – Stephen King

SOB_A_REDOMA_1372879108P

Acho que esse livro do King se encaixa na categoria suspense. A questão da Redoma e o porque ela está ali nos deixa curiosos até o final.

Sinopse: Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.

Resenha AQUI

10 – VII Demônios – Luxúria – Vários Autores

VII_DEMONIOS_1361653409P

Um dos sete volumes da coleção VII Demônios da Estronho onde a Luxúria é explorada de várias maneiras.

Sinopse: Asmodeus é o nome do espírito maligno que matou, nas respectivas noites de núpcias, os sete maridos de Sara, filha de Raguel Tb 3,8 Sara tinha-se casado com sete homens, porém, Asmodeu, o pior dos demônios, tinha matado cada um deles, antes que tivessem relações conjugais com ela. No Oriente antigo, doenças e morte eram causadas por algum demônio, neste caso, Asmodeus, cujo nome significa “aquele que faz morrer”. Aconselhado pelo anjo Rafael, Tobias consegue dominar este demônio, queimando, junto com incenso, o coração e o fígado de um peixe. Tb 6, 14-17;8,2-3 Tobias, porém, respondeu: “Azarias, meu irmão, que ela já foi dada em casamento a sete homens, e que todos eles morreram no quarto, durante a noite de núpcias, quando iam se unir com ela. Ouvi dizer que foi um demônio que matou a todos eles. Eu tenho medo. O demônio não faz nada para a moça, porém mata qualquer um que se aproxime dela. E o anjo falou a Tobias: Pois preste atenção, não se preocupe com o demônio e se case com ela. Quando você for para o quarto nupcial, pegue o fígado e o coração daquele peixe e coloque-os no queimador de incenso. Quando a fumaça começar a subir e o demônio sentir o cheiro, ele fugirá e nunca mais aparecerá perto. Tobias lembrou-se do que Rafael tinha dito, pegou o fígado e o coração do peixe, que estavam na sua sacola, e colocou no queimador de incenso. O cheiro do peixe expulsou o demônio, que fugiu para as regiões do alto Egito. Rafael imediatamente o perseguiu, o pegou e o acorrentou. Provavelmente Asmodeus tem sua origem no zoroastrismo persa (onde aesma significa “espírito mau”). O judaísmo o transformou no rei dos demônios, entendendo-o como exterminador (hishmid) por excelência.

Resenha EM BREVE

E vocês? Qual o top 10 desse ano?