Olá leitor, trago aqui a salvação daqueles pseudo-cults de hoje em dia que estão se reproduzindo por meiose. Aqui quem datilografa é o Danton Brasil (@dantonbrasil) e eu trago para vocês a teoria de Howard Gardner.
Em 1985, Gardner teve a ideia de que o conceito de inteligência, como um único bloco, estaria errada ou incompleta. Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência em vista das habilidades biológicas para resolver problemas. Através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções, culturalmente apropriadas, para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar às inteligências que deram origem a tais realizações. Seriam elas ao todo 7 :
1: Inteligência linguística
Seria essa a capacidade de interpretar os diferentes sons, entonações, significados e ritmos de cada palavra, seja ela em sua língua natal ou não. Uma habilidade muito importante, pois que a possui sabe expressar muito bem seu ponto de vista, articula bem, e tem facilidade em aprender novas línguas.
2: Inteligência Musical
Esta é a capacidade de ouvir, tocar, entender perfeitamente os sons, seja os timbres, os tons, semi-tons e ritmos diversos, incluindo temas musicais. Podemos adicionar o Ouvido Absoluto (a capacidade de entender cada nota tocada em uma música apenas por ouvi-la) e a capacidade de ser auto-didata em instrumentos musicais. A super-habilidade conhecida como Virtuosidade também faz parte desse segmento. Steve Vai e Beethoven são exímios exemplos.
3: Inteligência Lógico-Matemática
É a facilidade para cálculos, números, ordem e sistematização. Sabe aquele seu amigo que só dorme nas aulas de matemática e tira sempre 10 ? esse cara provavelmente tem essa inteligência em um estado maior que o restante. Vide a maioria dos matemáticos consagrados.
4: Inteligência Espacial
É relativa a capacidade de reconhecer o espaço ao seu redor, saber medi-lo e identificar sua forma. Esta é a parte que cabe aos desenhistas, engenheiros e arquitetos, que sabem como ninguém como dominar essa área.
5: Inteligência Cinestésica
é a inteligência da movimentação corporal, como a dança e os esportes. Isso mesmo, jogadores de futebol são inteligentíssimos, a seu modo claro. Vide Ronaldinho Gaúcho. =)
6: Inteligência Interpessoal
Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos, tanto quanto em líderes, que desde cedo já possuem a capacidade de liderar outras pessoas porque entendem elas melhor do que os outros.
7: Inteligência Intrapessoal
é a irmã da interpessoal, sendo que no próprio individuo. Esta, é a capacidade de entender os próprios sentimentos, necessidades e habilidades e usá-los em seu benefício e só pode ser observada em co-relação a outras inteligências. Geralmente vem acompanhada da presença da Humildade, ou seja, da não imposição de suas habilidades em cima de outras pessoas.
Vale ressaltar: Gardner também chegou a comentar que nenhum ser humano poderia possuir TODAS as inteligências bem desenvolvidas, embora as apresente todas, apenas evoluindo bem de uma até três, em pessoas comuns.
fonte: http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html