Antes de começar a leitura, tive um pouco de receio. O último livro do Tolkien que li foi o Silmarillion e sim, eu tive dificuldades com ele. A grande quantidade de informação, datas, nomes e épocas fez que a leitura fosse cansativa, pelo menos pra mim. Então, quando peguei Os Filhos de Húrin tive medo de que acontecesse o mesmo, mas respirei aliviada ao ver que aquela leitura agradável no estilo de O Senhor dos Anéis estava de volta.
O livro conta a história de Túrin, filho de Húrin. Quem já leu O Silmarillion conheceu sua história no capítulo: De Túrin Turambar, porém neste ela é narrada com muito mais conteúdo e detalhes. Essa história, claro, acontece muito antes de O Senhor dos Anéis. Para você ter certa noção, Tuor, primo de Túrin é avô de Elrond de Valfenda.
Conhecemos a família de Húrin e sua ida para a Batalha das Lágrimas sem Conta (que só pelo nome você já sabe que deu merda) e quando ele deixa Túrin, o herdeiro, aos cuidados da mãe.
“Então ergueu Túrin no ombro e exclamou para seus homens – Que o herdeiro da casa de Hador veja a luz de vossas espadas! – E o sol reluziu em cinquenta lâminas quando estas saltaram para o alto, e o pátio ressoou com o grito de batalha dos edain do Norte: Lacho calad! Drego morn! (Fulgure a chama! Fuja a noite!)” – Pg. 54
Húrin sobrevive a batalha, mas não retorna para casa. Ele é capturado por Morgoth e então amaldiçoado. Ele ficaria preso e veria a ruína de sua família.
“Mas sobre todos os que amas, meu pensamento há de pesar como uma nuvem de perdição, e há de rebaixá-los à treva e ao desespero. Aonde quer que vão, o mal surgirá. Quando quer que falem, suas palavras hão de trazer mau conselho. O que quer que façam, há de se voltar contra eles. Hão de morrer sem esperança, amaldiçoando ao mesmo tempo a vida e a morte.” – Pag. 68
Vemos então a “perseguição” de Morgoth para com a família de Húrin. E posso dizer que esse é um livro muito trágico.
Apesar de ter gostado muito da narrativa, o livro leva quatro selos por causa do seu protagonista. Túrin é muito arrogante e orgulhoso e muitas vezes tinha vontade de dar um tapa na sua cabeça. Ele me irritou bastante algumas vezes.
NOTA:
Ficha Técnica:
Editora: Martins Fontes
Autor: J.R.R. Tolkien
Origem: Estrangeira
Título original: The children of Húrin
Ano: 2011 (3ª tiragem)
Número de páginas: 320
Skoob




![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


