Dormir já não é tão seguro…”O sonho de Eva” de Chico Anes

0

O Sonho de Eva Capa.inddEdição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630069
Ano: 2012
Páginas: 304

Sinopse:

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Book trailer:

Ordens secretas. Tecnologia. Budismo. Sonhos lúcidos. Onirismo. Teoria da conspiração. Autismo. Suicídio. comando da mente. Ganância. Poder. Mistério. Assassinatos. Loucura. Psicologia. Psiquiatria. Sono REM. Mitologia Hindu. Alquimia. Condicionamento mental através de games que interagem no mundo dos sonhos. Inquisição. Pecado da carne. A serpente e Eva. Puritanismo e Repressão Sexual. Junte todos esses elementos e delicie-se num suspense nacional envolvente e que vai te deixar em ‘condicionamento’ por umas belas horas de leitura.

Alguns desses ‘temas’ são abordados no livro de forma mais profunda, outros em breves passagens, mas o que nos deixa surpresos ao ler O sonho de Eva, do autor Chico Anes, é como ele consegue juntar tantos elementos e formar uma história interessante e com coerência. Recebi esse livro como cortesia do blog Leitor Cabuloso [obrigada, Kari-chan] e achei uma história formidável. São 304 páginas que eu devorei em pouco tempo, numa madrugada apenas. E vamos à história:

Dra. Eva Abelar está em uma conferência defendendo sua tese sobre sonhos lúcidos,  fora do país, e recebe uma ligação do Brasil, informando que sua irmã havia se suicidado e seu filho [que deixou com a irmã tomando conta] simplesmente desapareceu sem deixar vestígios. O problema maior é que a criança é autista, e requer cuidados especiais. Desesperada, ela volta para o Brasil e vê sua vida transformada num inferno. Em circunstâncias suspeitas, é demitida de seu emprego. Recebe uma oferta de emprego na empresa em que sua irmã Anna trabalhava com pesquisas referentes ao estudo da inserção de jogos eletrônicos por meio dos sonhos. Adhya, uma mulher misteriosa e poderosa,  logo faz a oferta, e Eva, sem saída, resolve aceitar. Parte para a China, e logo se vê envolvida numa base secreta, em que pessoas que formam sua equipe [e nas quais Eva não pode confiar] logo descobrem que é impossível sair daquele complexo. Alguém os quer ali, sem comunicação com o lado de fora, e ai de quem tentar desistir do projeto e tentar cair fora…

Paralelamente, Eva tenta encontrar o paradeiro do seu filho através desse projeto secreto. Ela acredita que as respostas para suas perguntas [o suicídio da irmã e o desaparecimento de Joachim] podem ser encontradas nesse local. Sem conhecer ninguém, munida apenas de sua esperteza e desconfiança de todos que trabalham ali, ela tem um grande desafio pela frente: desestruturar o projeto ambicioso da misteriosa Yume, resgatar seu filho e vingar a morte de Anna. A verdade é que seu filho é peça chave do projeto, que consiste em manipular os humanos por meio dos sonhos, condicionando a mente dos jogadores.

“No mundo que vamos governar, liberdade e livre-arbítrio não podem coexistir.”

Lá fora, ela conta com a ajuda de Alec [mais que um amigo], e de um homem muito estranho, que aparece do nada pra lhe dar algumas informações e que desaparece da mesma forma como surge, além de um diário deixado por Anna e que Eva encontrou em seu apartamento. O projeto DreamGame é mais que um simples jogo. A verdadeira intenção desse projeto é escusa e a Yume não vai medir esforços para alcançar tais objetivos…  Dentro do complexo, as possibilidades de Eva de se comunicar são bastante remotas… Além da parte psicológica da trama, temos também o lado pessoal de Eva com Alec, e um final de relacionamento mal-resolvido, que também é ‘trabalhado’ ao longo da história. São várias situações interligadas sobre a vida de Eva: Amor, trabalho e família.

Não acho possível contar mais do enredo sem cometer spoiler. Então, recomendo a leitura. Você vai se surpreender com essa trama inteligente, cheia de reflexões sobre a modernidade e com temáticas psicológicas e oníricas entremeadas numa leitura surpreendente…

Mais uma grande obra publicada pela Editora novo Conceito

Nota:

5 selinhos