Para acelerar o aprendizado de Inglês: A imersão

0

Quando buscamos aprender um novo idioma, nada se compara à imersão proporcionada por uma viagem ao exterior, convivendo com os nativos, aprendendo com os outros colegas estrangeiros na sala de aula e a naturalidade com que essa experiência nos obriga adquirir fluência, uma vez que não temos outra opção exceto nos comunicarmos no idioma do país.

Contudo, se você é um estudante de outro idioma e um intercâmbio ainda não está em seus planos ou orçamento, saiba que é possível construir relativa imersão sem sair do país, organizando seu dia-a-dia e gastando pouco. Um dia, se a viagem acontecer, você poderá ter uma experiência muito mais proveitosa porque não estará perdido no idioma. Se já fez um curso de imersão, aproveite as dicas para manter a fluência.

Geralmente, num curso regular de Inglês, as aulas acontecem em dois encontros semanais de uma hora e alguns cursos oferecem intensivos com aulas todos os dias. Em ambos os casos, apenas este contato com o idioma não é suficiente para garantir o desenvolvimento da fluência.

Listarei algumas atividades que contribuem para alavancar o Inglês, porém podem ser aproveitadas para qualquer idioma.

1) Contato diário
Se seu curso acontece, por exemplo, todas as terças e quintas, programe-se para realizar atividades que envolvam o idioma em todos os outros dias da semana. O Inglês precisa fazer parte de sua rotina.

music2) Músicas
Um dos recursos mais acessíveis e prazerosos. Com a música podemos adquirir vocabulário e aprender pronúncia. Para os iniciantes, é importante separar um tempo para escutar músicas com a letra em mãos, observando como as palavras são pronunciadas. Além disso, não custa nada buscar o significado de algumas palavras e memorizá-las.

3) Filmes
Optar sempre pelo áudio em Inglês e legendas em Português até atingir o nível intermediário quando já é possível passar para legendas também em Inglês, e, futuramente, quando avançado, eliminar a legenda.

4) Podcasts
A internet está cheia de podcasts em Inglês sobre os mais variados assuntos, preferências e tempo. São ótimos para ouvir nativos do idioma, e muitas vezes com entrevistas de pessoas de diferentes países falando Inglês. O Inglês da sala de aula é importante, porém é um ambiente seguro e o professor quer que você o entenda e fará o possível para isso acontecer, diferentemente do resto de todas as interações. Portanto, é importante acostumar-se com o Inglês dos nativos em diferentes contextos. Além disso, assim como as músicas, o podcast pode ser levado no seu aparelho de MP3 para qualquer lugar a qualquer momento.

5) Dicionários
Procure um dicionário que apresente as definições também em Inglês. Gosto muito do Cambridge, tanto físico, como online. Com o hábito de buscar as palavras sem uma definição pronta em Português, aprimora-se a capacidade de pensar em Inglês.

6) Livros
Excelentes para aperfeiçoamento da gramática e do vocabulário. Para quem gosta de ler, há livros para todos os níveis, inclusive iniciantes. Pode-se optar por ler uma obra conhecida em versão “abridged” que são resumidas e com escrita mais simples, além de muitos oferecerem exercícios no final. Para quem ainda não atingiu o avançado, uma boa dica é reler um livro em Inglês assistindo-tvque já tenha lido em Português. Não é necessário buscar a definição de cada palavra que não souber, apenas aquelas essenciais que impactem a compreensão. A idéia é que com a prática, mais palavras seja aprendidas com a leitura do contexto.

7) Revistas
As revistas estrangeiras são importantes porque trazem o conteúdo do que está acontecendo naquele país. Tanto revistas físicas como em versões online podem ser usadas para qualquer nível. Se você é iniciante, procure folhear as revistas, observar e pensar sobre as headlines (títulos das matérias), capas e legendas de fotos. Conforme seu domínio do idioma aumenta, passe para matérias mais simples e assim por diante, escolhendo sempre temas que sejam de seu interesse. Procure estar imerso naquilo que te dá prazer. Se você gosta de culinária, por exemplo, procure artigos relacionados e descubra tudo que for possível sobre o tema em Inglês.

8) Conheça o país e sua cultura
Procure informações sobre os países onde o Inglês é o idioma principal. Conheça as comidas típicas e os costumes. Pesquise sobre o cotidiano dos nativos e a realidade do país. Isso expande a compreensão do idioma uma vez que o conecta com uma realidade.

9) Jornais e programas de TV
Escolha programas estrangeiros para assistir de acordo com aquilo que te atrai. Se você gosta de esporte, assista aos programas relacionados ao assunto, veja partidas e reportagens. Programas de entrevistas e jornais também são fonte cultural para conhecer melhor o país da língua que se quer aprender e acostumar-se com diferentes sotaques.

10) Decore e reflita
Sim, estou aconselhando decorar. Não faz mal nenhum decorar o máximo de coisas possíveis, principalmente no início. Porém é importante refletir sobre as construções e fazer correlações, buscando diferentes usos para cada verbo, palavra, etc.

E acima de tudo, divirta-se!