9 bibliotecas fictícias que você (gostaria, mas) nunca visitará

20

Você já se pegou imaginando andando pelos corredores da biblioteca de Hogwarts? Adoraria consultar os arquivos presentes no templo Jedi? Gostaria de poder ver todo o conteúdo dos cristais da Fortaleza da Solidão? Então este post é feito para você. Veja quais são as bibliotecas da ficção que todo mundo gostaríamos de visitar.

1. Biblioteca de Hogwarts

hogwarts3

hogwarts2

hogwarts1

Ela é um espaço importante em todos os livros e filmes da série Harry Potter. É na Biblioteca de Hogwarts que Harry, Rony e Hermione passam muitas horas (ou páginas), durante os anos que estudam na Escola de Magia e Bruxaria. E outros alunos também passam frequentemente por lá. Durante o ataque do basilisco, narrado em Harry Potter e a Câmara Secreta, o livro Hogwarts: Uma História teve uma lista de espera de duas semanas.

2. Biblioteca da Bela e a Fera

belaefera1

belaefera2

belaefera3

O filme A Bela e a Fera foi lançado em 1991. De lá para cá, a animação da Disney já encantou crianças (e adultos) de várias partes do mundo. No filme, a biblioteca do castelo de Fera se torna o lugar favorito de Bela.

3. A Biblioteca de Babel

babel2

babel3

babel1

A Biblioteca de Babel, livro do escritor argentino Jorge Luis Borges, é um enorme labirinto de prateleiras com livros. ‘Suspeito que a espécie humana está prestes a ser extinta, mas a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, equipada com volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta’, diz o narrador da história.

4. Fortaleza da Solidão

fortalezadasolidão3

fortalezadasolidão1

fortalezadasolidão2

Uma biblioteca que oferece conteúdo para ninguém menos que o Superman. É a Fortaleza da Solidão, uma espécie de quartel-general do herói. Nos filmes, o lugar fica em algum canto do ártico. Lá fica guardado todo o conhecimento de Krypton, o planeta original do Clark Kent.

5. Cemitério dos livros Esquecidos

sombradovento1

No livro A Sombra do Vento, lançado em 2001, o escritor Carlos Ruiz Zafón conta a história de Daniel, um garoto de 11 anos que perdeu a mãe. Para consolar o menino, o pai resolve levá-lo a uma biblioteca secreta, o Cemitério dos Livros Esquecidos.

6. Biblioteca de livros Apócrifos de O Nome da Rosa

nomedarosa2

nomedarosa3

nomedarosa1

Tanto o livro O Nome da Rosa, do consagrado escritor Umberto Eco, quando o filme, lançado anos depois, são clássicos. E a biblioteca de livros apócrifos, que fica na abadia medieval que serve de cenário para a trama, é importantíssima para ambos. Por quê? Bem, isso já seria spoiler (vai que alguém ainda não sabe). Vale dizer que O Nome da Rosa narra as investigações de uma série de mortes misteriosas que aconteceram no local.

7. Biblioteca de Um Sonho de Liberdade

sonholiberdade1

O filme Um Sonho de Liberdade, de 1994, já foi apontado em algumas pesquisas como a obra mais injustiçada da história do Oscar. O filme conta a história de um homem que passa quase duas décadas preso, acusado de matar a esposa e o amante dela. A biblioteca da prisão é importante na trama.

8. Arquivos Jedi

jedi2

jedi3

jedi1

Os Arquivos Jedi aparecem no filme Guerra nas Estrelas – Episódio II: O Ataque dos Clones. Lá está acumulado todo o conhecimento do Universo.

9. Biblioteca do filme A Múmia

mumia2

mumia1

No filme A Múmia, de 1999, Evelyn é uma bibliotecária atrapalhada quando conhece o explorador Rick O’Connel. Juntos, eles descobrem antigos segredos egípcios e até mesmo ressuscitam múmias (que deveriam ficar mortas para sempre).

Via Superinteressante