Olá, pessoal!
Nesse post vim trazer uma dica muito legal para quem se interessa pelo lado analítico dos contos da fadas. O casal de autores e psicanalistas brasileiros Mário e Diana Corso têm 3 livros publicados nessa área. Neles, os autores discutem os aspectos psicanalíticos das famosas histórias infantis como Alice nos País das Maravilhas, Peter Pan, Pinóquio, além das fantasias modernas como Harry Potter.
Mário Corso tem um livro de autoria solo chamado Monstruário – Inventário das Entidades Imaginárias e de Mitos Brasileiros (2002), como o título já revela, temos uma lista de criaturas que povoam o folclore nacional e mundial. Mário pegou os “monstros” mais comuns do imaginário popular e estudou suas origens e funções. “O Monstruário foi concebido para ser uma primeira aproximação aos personagens míticos brasileiros. Nesse sentido, alguns personagens foram descritos sem as asperezas e as contradições originais. Por exemplo, num estudo rigoroso, a Caipora pode ser uma versão do Curupira. É quase certo que o Capelobo e o Mapinguari são versões de uma mesma matriz. Ainda, como conciliar as duas idéias a respeito do Saci, um duende travesso no sul, um duende mau para o nordeste? Numa ótica erudita, os mitos se confundem, mostram sua complexidade, e isso dificulta o contato do leigo.”
Em parceria com a esposa, Diane, Mário escreveu Fadas no Divã – Psicanálise nas histórias infantis
(2005). “O livro se pergunta porque as histórias e contos de fadas migraram do folclore para a infância e qual o seu papel no psiquismo infantil. Supõe que a razão da sobrevivência destas antigas histórias provém do fato de que elas ainda possuem função de suporte para a elaboração de fantasias relativas à vida familiar, ao desenvolvimento das identidades sexuais e ao amor. Para tanto, interpreta os principais contos de fada clássicos para saber quais os mecanismos inconscientes que eles ativam.” Fadas no Divã discorre sobre os contos mais conhecidos, Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados, Branca de Neve, Cinderela, etc. Todas histórias ganham uma nova ótica, ou melhor, têm as cortinas abertas para o significado implícito contido nelas. “Habitar essas vidas de fantasia é uma forma de refletir sobre destinos possíveis e cotejá-los com o nosso. Às vezes, uma história ilustra temores de que padecemos, outras, encarna ideais ou desejos que nutrimos, em certas ocasiões ilumina cantos obscuros do nosso ser.”
Em 2011 o casal lançou A Psicanálise da Terra do Nunca, neste livro encontramos o estudo das histórias contemporâneas: A Noviça Rebelde, Mary Poppins, A Família Addams, Matilda e até Sherek! Neste livro a análise ganha um tom mais complexo, há interpretações dos valores do mundo contemporâneo embutidos nestas histórias de entretenimento. “Durante a maior parte de sua história, a humanidade passou por meio de mitos. Eles encerravam a totalidade do que a cultura dispunha para transmitir sua sabedoria acumulada. Além de ser um compêndio de histórias, o mito era uma maneira de pensar, um conjunto que organizava uma visão do mundo, e através dela respondia às indagações de seus usuários.”
Espero que tenham gostado da dica. Vale muito à pena conhecer a “alma” das histórias que são contadas de geração para geração e sobrevivem por séculos.
No site dos autores vocês podem encontrar mais informações sobre os trabalhos dos autores e textos sobre diversos assuntos envolvendo sempre literatura e psicanálise.

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


