Existe um antigo ditado popular que diz que nem tapa e nem palavra dita podem ser retiradas, será? Na última quarta-feira (28), o site do Globo publicou uma entrevista com o autor/editor Raphael Draccon que falou que Rubem Fonseca não seria publicado hoje em dia e – outra de suas falas que causaram bastante polêmica – que os autores se quisessem ser publicados pelo Selo Fantasy – Casa da Palavra o qual ele é o editor-chefe, não poderia falar mal de outro autor nas redes sociais.
Muitos amigos vieram questionar a minha posição diante destas declarações e antes de escrever qualquer coisa, achei por bem ler a retratação do autor de Dragões de Éter em seu site pessoal. Lá Draccon, afirma que ama Rubem Fonseca e que a frase foi lançada fora de contexto. Quanto a isto, fica evidente para qualquer pessoa que lê a matéria com o mínimo de atençaõ que a fala do escritor se dirige a autores de fantasia, como ele mesmo justifica depois. Hoje é um consenso entre os escritores que no mundo das letras a exposição permite uma vendagem maior e garante vários futuros trabalhos não apenas para o autor, mas também para a editora que o publica.
Contudo, a maior polêmica, está na segunda declaração que expus mais a cima. Em seu site, Draccon reafirmou que a política da editora de vasculhar as redes sociais do possível candidato a procura de declarações sobre outros autores é uma prática usada para selecionar a quantidade de originais que eles recebem. Logo se conclui que se por acaso, o escrtor(a) que submeteu seus escritos para avaliação, escreveu algo negativo sobre outros escritores, então seu nome é descartado. Mesmo alegando que isto é um postura comum entre vários escritores, como um método para todos crescerem juntos, seria saudável para o mercado literário? Seria correto impor – frase de um amigo – uma “ditadura do silêncio” em busca de uma publicação?
Hoje possuímos um público leitor muito maior do que doutra – isto é algo que já disse nos cabulososcasts – e eu sou um dos principais incentivadores da leitura não importa qual livro ou autor, para mim, o importante é que as pessoas leiam, por isso compreendi que a relação que o autor de fantasia deve ter com seus fã hoje é muito diferente, mas fiquei um pouco reticente quanto a postura seletiva empregada pela equipe da Fantasy. Recentemente li um texto no qual mostrava que ele e sua esposa, a também escritora Carolina Munhoz, vão participar do primeiro reality show sobre casais de escritores no Brasil, e fica pergunta, será que o sucesso está subindo a cabeça do senhor Raphael Draccon?
O ditado é bem verdade, mesmo com a justificativa em seu site, ainda ficou aquela sensação de que devemos pensar sobre o que foi dito. Passo a palavra para vocês, por que eu só consegui concluir uma coisa disto tudo que a palavra assim que é proferida realmente não poderá ser devolvida, ela tem poder e ganha vida própria. Preciso observar com acuidade o que acontecerá com o mercado nacional. Ainda tenho muito o que pensar.

![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


