Foi a primeira vez que li Lovecraft. Demorou muito já que sou fã de histórias de terror. Agora me arrependo de não ter lido mais cedo. Os contos dele carregam um clima tão sinistro que você se vê vivenciando o mesmo horror do protagonista.
O primeiro conto, acredito que o mais famoso é o Chamado de Cthulhu, onde o sobrinho de um arqueólogo, após o tio morrer de forma súbita e estranha, descobre em seus papéis registros sobre pessoas que em certas épocas do ano tem sonhos horríveis muito parecidos…

O segundo, O Horror de Dunwich se passa na vila que dá o título ao conto, evitada por suas lendas de bruxaria. Em uma das famílias, conhecidas por suas feitiçarias nas montanhas, nasce uma criança morena, com certos traços de bode apesar da mãe ser albina. E o menino é estranho, calado e cresce muito rápido…

Esses dois primeiros contos foram os que mais me impressionaram, o que não significa que os dois últimos sejam ruins, muito pelo contrário.
Em Sussurros na Escuridão um professor especialista em folclore troca cartas com um senhor em uma cidade no interior que após uma enchente, foram encontrados pedaços de corpos estranhos ressuscitando lendas antigas sobre criaturas que vivem nas montanhas.
E no último conto, O Assombrador das Trevas, um escritor de histórias de horror, após não conseguir avançar em seu romance, decide ir a uma igreja abandonada onde ele pode ver a torre de sua janela. Apesar do aviso dos moradores, ele entra e acaba libertando algo que dormia…
O clima nos contos me lembrou “N.” do Stephen King. Algo, um mundo, uma criatura que vive a espreita e só saber sobre ela acarreta em morte ou loucura. Para contribuir com esse clima, Lovecraft usa acontecimentos reais, como a descoberta do planeta Plutão em 1930.
Lovecraft é leitura obrigatória para os fãs de terror. Agora me tornarei uma caçadora de mais de suas histórias.
NOTA:
Ficha Técnica:
Editora: Martin Claret
Autor: Howard Phillips Lovecraft
Origem: Estrangeira
Ano: 2011
Número de páginas: 200
Skoob
 



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


