A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra do Robin Sloan

2

Mr-Penumbra-Frente

“Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra”

Olá leitores cabulosos! Primeiramente, este livro me interessou exatamente porque fala de uma livraria. Mas não é de uma livraria comum…

Clay, um web designer está sofrendo com a crise de desemprego. Depois de tentar algumas opções, se depara com um anúncio de atendente noturno em uma livraria 24 horas.

“Lá dentro: imagina a forma e o volume de uma livraria normal virada de lado. O lugar era absurdamente estreito e vertiginosamente alto, e as estantes iam até o teto, três andares de livros, talvez, mais. Estiquei o pescoço para trás (porque livrarias sempre o obrigam a fazer coisas estranhas com seu pescoço?) e as prateleiras desapareciam suavemente nas sombras, de um modo que sugeria que elas pudessem continuar para sempre” – Pg. 15

capa original
Capa Original. Vamos combinar que a capa da Novo Conceito é BEM melhor, né?

Porém tal livraria era diferente de tudo o que Clay já viu. Ela não tem os livros e clientes tradicionais. A maioria das noites ele passa sem ver nenhuma alma viva e quando aparece alguém… são clientes muito estranhos. Na maioria das vezes são pessoas mais velhas desesperadas por um livro em si, livro este em uma seção à parte na livraria com títulos estranhos, edição única e sem ISBN. Com esses clientes Clay sempre anota um código de membro e, mais importante, ele tem de anotar no caderno de registro como o cliente se vestia, sua aparência e humor.

Clay curioso espiona a seção chamada por Clay de “Catálogo Pré-Histórico” e descobre que todos os livros estão em código. Os clientes que Clay atende estão tentando quebrá-los há anos. Seria uma sociedade secreta? O que seria o código a ser quebrado? Seria a fórmula para a vida eterna?

Pode parecer que o livro se trata de uma fantasia, mas não é. É bem pé no chão. Antes de lê-lo, vi algumas resenhas no skoob e vi que a maioria ficou um tanto decepcionada com isso. Como eu não sabia o que esperar direito, não me decepcionei nem um pouco. A narrativa é envolvente e prazerosa. Ele não fala só da paixão com os livros físicos, mas também com os livros digitais, que estão cada vez mais ganhando espaço. Aliás A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra fala muito de tecnologia e como o livro ainda consegue viver em meio a ela.

Resumindo, é um livro para os apaixonados por livros… de qualquer tipo.

NOTA:

5 selinhos

Ficha Técnica:
Editora: Novo Conceito
Autor: Robin Sloan
Origem: Estrangeira
Título original: Mr. Penumbra’s – 24 hour Bookstore
Ano: 2013 (1ª edição)
Número de páginas: 288
Skoob