“Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra”
Olá leitores cabulosos! Primeiramente, este livro me interessou exatamente porque fala de uma livraria. Mas não é de uma livraria comum…
Clay, um web designer está sofrendo com a crise de desemprego. Depois de tentar algumas opções, se depara com um anúncio de atendente noturno em uma livraria 24 horas.
“Lá dentro: imagina a forma e o volume de uma livraria normal virada de lado. O lugar era absurdamente estreito e vertiginosamente alto, e as estantes iam até o teto, três andares de livros, talvez, mais. Estiquei o pescoço para trás (porque livrarias sempre o obrigam a fazer coisas estranhas com seu pescoço?) e as prateleiras desapareciam suavemente nas sombras, de um modo que sugeria que elas pudessem continuar para sempre” – Pg. 15

Porém tal livraria era diferente de tudo o que Clay já viu. Ela não tem os livros e clientes tradicionais. A maioria das noites ele passa sem ver nenhuma alma viva e quando aparece alguém… são clientes muito estranhos. Na maioria das vezes são pessoas mais velhas desesperadas por um livro em si, livro este em uma seção à parte na livraria com títulos estranhos, edição única e sem ISBN. Com esses clientes Clay sempre anota um código de membro e, mais importante, ele tem de anotar no caderno de registro como o cliente se vestia, sua aparência e humor.
Clay curioso espiona a seção chamada por Clay de “Catálogo Pré-Histórico” e descobre que todos os livros estão em código. Os clientes que Clay atende estão tentando quebrá-los há anos. Seria uma sociedade secreta? O que seria o código a ser quebrado? Seria a fórmula para a vida eterna?
Pode parecer que o livro se trata de uma fantasia, mas não é. É bem pé no chão. Antes de lê-lo, vi algumas resenhas no skoob e vi que a maioria ficou um tanto decepcionada com isso. Como eu não sabia o que esperar direito, não me decepcionei nem um pouco. A narrativa é envolvente e prazerosa. Ele não fala só da paixão com os livros físicos, mas também com os livros digitais, que estão cada vez mais ganhando espaço. Aliás A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra fala muito de tecnologia e como o livro ainda consegue viver em meio a ela.
Resumindo, é um livro para os apaixonados por livros… de qualquer tipo.
NOTA:
Ficha Técnica:
Editora: Novo Conceito
Autor: Robin Sloan
Origem: Estrangeira
Título original: Mr. Penumbra’s – 24 hour Bookstore
Ano: 2013 (1ª edição)
Número de páginas: 288
Skoob



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


