Na fantástica história “A Casa das Sete Torres” (publicada no Brasil pela Livraria Editora Martins no ano de 1960), Nathaniel Hawthorne {1804 – 1864} traça o seguinte diálogo entre as primas Hepzibah, a mais velha, e Phoebe, mais moça:
“Além do mais” – disse Hepzibah levantando-se como que para pôr fim ao assunto – “Não sou eu quem decide se você pode ou não ficar aqui. O dono da mansão Pyncheon vai chegar.
“Refere-se ao Juiz Pyncheon?” – perguntou Phoebe, surpreendida.
“Juiz Pyncheon” – disse a solteirona com azedume – “Enquanto for viva, não atravessará a soleira desta porta! Não, não. Mostrarei a você o retrato da pessoa a quem me refiro”.
Tomou, então, a miniatura já descrita e entregou-a nas mãos de Phoebe. Depois, pôs-se a olhar para a moça, um tanto ciumenta da emoção que o retrato lhe causava.
“Gosta desse rosto?”
“É bonito, muito bonito!” – opinou Phoebe – “É tão suave quanto pode ou deve ser um rosto de homem. Tem uma expressão de criança, sem ser infantil! Todos se sentiriam bons para com ele. Nunca deveria sofrer. Muito suportaria para livrá-lo das fadigas e das tristezas do mundo. Quem é ele, prima Hepzibah?”
Não estaria, caro leitor (que porventura tenha lido este excelente romance), Hawthorne falando da sua própria imagem? Basta, afinal, vê-lo na imagem do ano de 1840 no quadro pintado por Charles Osgood; a comparação é inevitável. Consciente ou inconsciente, descreveu, parece-me, não só sua imagem refletida no espelho, ou nos quadros, mas o que ele próprio pensava sobre ela.
Torno a questionar o que Phoebe pergunta a Hepzibah:
Quem é ele, hoje?
Em “A Casa das Sete Torres”: – há – o admirável poder de evocar ambiente de que ele era dotado. A casa mal-assombrada, na qual tudo concorre para suscitar o peso da maldição que pesa sobre pobres criaturas de espírito perturbado, é realmente uma ‘personagem’ a que o leitor se prenderá (…). (…) Hawthorne consegue (…) realizar uma obra sobre todos os títulos admirável pela precisão e profundidade psicológica.
(notas contidas nas orelhas do livro)


P.S.: este artigo foi escrito à data de 23 de agosto de 2009 ao longo da leitura do romance “A Casa das Sete Torres”.
Leon Nunes
Escritor
04 agosto – 28 de agosto 2013

![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


