Este texto foi inspirado em alguns comentários que já recebi de pessoas dizendo que a leitura seria um ato de pedantismo ou exibicionismo. O comentador chegou a insinuar que nós, leitores, parássemos de ler livros em público, pois estaríamos ali para mostrar o quanto somos cultos e sapientes.
Por isso resolvi erguer a bandeira: “Troco celulares por livros”!
E aponto três razões para fazê-lo:
- Pessoas com celulares ouvem música alta: Troco ser obrigado a ouvir a música alheia (não importa o gosto musical da pessoa, qualquer música alta em local pública é desagradável), por pessoas lendo livros. Além de estarem em silêncio e proporcionarem uma viagem calma evitando assim provocar discussões desnecessárias no ônibus.
- Pessoas com celulares perdem na noção de privacidade: quem nunca ouviu a conversa de alguém completa ou soube de detalhes da vida íntima das pessoas. Com os livros aprendemos a contemplar o silêncio, quem nunca parou a leitura colocou o livro no colo e ficou a divagar? Este momentos introspectivos são muito importantes, pois nos ajudam a pensar antes de agir.
- Pessoas com celulares desperdiçam tempo: grande parte dos leitores que possuem smartphones ou iPhones vão discordar de mim, contudo convenhamos, o quanto você aprende com um livro e o quanto você aprende com um novo comentário/ curtida no facebook? Com a grande desculpa de estarmos “sempre antenados” as pessoas ficam rindo com bobagens e futilidades das redes sociais. No lugar disto, leia um livro e tenho certeza que o tempo para ficar antenado será muito mais enriquecedor.
Porém, nada disto será possível enquanto ler for considerado um ato de pessoas que só querem exibir sua intelectualidade, mas portar um iPhone de mil reais é cult ou “da moda”. Se comprarmos o preço de um livro com o preço de nossa modernidade portátil, quem realmente está se exibindo? Quem está sinceramente pedido para ser notado? O leitor? Ou a pessoa que dá gargalhadas enquanto fuça o seu facebook?
Vamos aderir a campanha?