Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes é o primeiro livro de uma série do A.Z. Cordenonsi (segundo livro com lançamento previsto ainda esse ano).
Duncan é um garoto completamente normal, exceto pelo nome incomum. Ele é o típico garoto apagado que foge do mandão da escola e só tem um amigo, o Joaquim.
Junto de Joaquim eles passam as tardes/noites livres no Castelinho, antiga estação ferroviária abandonada da cidade de Santa Maria, onde Joaquim se diverte ajudando o Seu Lacerda a consertar velhas peças do maquinário.
Em uma noite, eles encontram algo que muda tudo dali em diante: o corpo de uma garota. Junto dela, um homem alto de botas negras. É claro que a visão não abandonou os garotos, que fugiram o mais rápido que puderam.
Só que Duncan começa a ter pesadelos além do natural e isso acaba o levando ao homem de botas negras novamente: Nicolau. Ele lhes conta a verdade sobre um Outro Mundo com ghouls, monstros que comem crianças e, claro, a Ordem dos Bandeirantes que procura um diário importantíssimo. Duncan, junto de um Joaquim um tanto relutante, decide ajudar Nicolau em sua busca e com isso enfrentar as criaturas.
Enigmas, batalhas e uma paixão pelo Duncan nos esperam nas páginas desse livro.
Como já disse, conheci o trabalho do André por meio da editora Estronho onde li alguns de seus contos. Logo fiquei interessada quando soube de um livro solo que correspondeu as minhas expectativas.
Como é uma série, o livro termina com uma grande revelação sobre Duncan, que nos deixa ávidos pela continuação.
Foi um livro daquele tipo que quando terminamos, ele fica dançando e atiçando nossa mente por um tempo.
A história se passa em Santa Maria interior do Rio Grande do Sul, cidade natal do André, em uma época remota. Os detalhes históricos são muito bem colocados e explicados, não sendo enfadonho. Até o que foi inventado se encaixou perfeitamente.
Um infanto-juvenil dos melhores, aquele que cativa qualquer idade.
NOTA:
Ficha Técnica:
Editora: Ed. Underworld
Autor: A.Z. Cordenonsi
Origem: Brasileira
Ano: 2012 (1ª edição)
Número de páginas: 230
Skoob
Perfil do André no Facebook
Página do Duncan Garibaldi no Facebook




![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


